A proposta da campanha é, em comemoração ao dia internacional da Mulher, realizar durante o período de 08 a 31 de março uma ação coletiva em conjunto com os times de canoagem de Belém, realizando arrecadação e distribuição de absorventes, e outros itens de higiene pessoal e íntima para mulheres em situação de precariedade menstrual. Neste primeiro evento visamos a distribuição destes itens para a Associação de Moradores do Murucutum.
Pobreza ou precariedade menstrual refere-se à falta de acesso aos recursos necessários para mulheres manterem uma boa higiene no período da menstruação. Esta carência não se restringe aos absorventes, mas abrange também a ausência de conhecimento sobre os cuidados com o corpo e a precariedade dos ambientes onde vivem, como falta de banheiro, água e saneamento.
“O projeto eu idealizei muito, e só foi possível realizar agora, tive uma grande rede de apoio, com essa ação vamos conseguir atender 60 mulheres que vivem em vulnerabilidade na ilha do Murucutu, cenário diário de nossas remadas”, nos relatou Renata uma das administradoras do clube. A ação foi promovida pelo clube de canoa BELÉM VA’A, e mais de 250 mulheres foram homenageadas.