Para a Nutrição Esportiva, a VA’A é considerada uma modalidade relativamente nova e que necessita de pesquisas científicas para aperfeiçoar a conduta do Nutricionista. Todavia, as outras modalidades de canoagem permitem um suporte técnico para a prescrição nutricional adequada.
Este esporte apresenta provas de sprint (250, 500, 1000 e 1500m) e maratona (10, 20, 30, 90km, ou mais), sendo estas competições caracterizadas por possuírem duração superior a 2 minutos (exceto a prova de 250m, que é inferior a 2min). Isto distingue metabolicamente o esporte e a via energética utilizada pelos atletas durante a execução do exercício.
Para a Nutrição, esses atletas utilizam preferencialmente o sistema oxidativo, ou seja, requer alta capacidade aeróbica demandando alto consumo de oxigênio e muita eficiência energética. Isto representa um gasto energético moderado a alto e significa que o macronutriente mais importante nesta modalidade são os CARBOIDRATOS!
O que é importante saber para trabalhar com atletas de velocidade (sprint)?
São atletas extremamente técnicos, que possuem como ponto forte a potência das remadas e a necessidade de manter o equilíbrio e a direção da canoa. Adicionalmente, apresentam características de treinamentos longos, alternados com tiros e educativos.
A conduta nutricional deve ser direcionada para otimizar o rendimento e, dependendo da fase do treino, para hipertrofia. Desta forma, deve favorecer quantidades que variam de normais a elevadas de carboidratos, sendo hiperproteica e com ingestão de gorduras dentro da normalidade.
A suplementação mais indicada deve considerar: carboidratos, creatina, cafeína, beta alanina e bicarbonato. Dependendo da fase do treino, talvez o nitrato possa ser considerado.
O que é importante saber para trabalhar com atletas de maratona?
Os treinos normalmente consistem em horas de remadas (maior volume de treino) que frequentemente ocorrem em mar, lagos ou rios. A resistência física está entre as maiores características destes atletas, pois o esporte requer cadência nas remadas, sem perder força e pode ocorrer por horas.
Vale destacar que, durante os treinos ou provas superiores a 60 minutos, a utilização de carboidratos se faz necessário visando o retardo da fadiga muscular. Outro bastante relevante é a hidratação, sendo possível e incentivada a utilização de camel back com água ou isotônicos.
O planejamento alimentar deve sempre ser individualizado para a rotina do atleta bem como prescrito por Nutricionista. Para melhorar seu rendimento, consulte o seu Nutricionista.
Dr. Valden Capistrano
- Nutricionista com mais de 15 anos com experiência na área esportiva
- Graduado em Nutrição – Universidade de Fortaleza
- Pós-graduado em Fisiologia do Exercício – Universidade Estadual do Ceará
- Pós-graduado em Nutrição Clínica Funcional – Faculdade de Nutrição Funcional VP/SP
- Pós-graduado em Fitoterapia Funcional – Faculdade de Nutrição Funcional VP/SP
- Mestre & Doutor em Farmacologia Clínica – Universidade Federal do Ceará
- Prof. da Pós Graduação em Nutrição Esportiva Funcional – Faculdade de Nutrição Funcional VP/SP
- CEO da VClínica de Nutrição (@vclinicadenutricao)
- Sócio e CPO da Shaped 3D (@shaped_app)
- Sócio e CPO do karadapp (@kardapp.oficial)
- Nas horas vagas atleta amador de VA’A pela equipe Black Marlin VA’A (@blackmarlinvaa)