Paraíso – Aconteceu em Fernando de Noronha, no último sábado dia 19 de setembro, a 1ª Nofeno, regata interna de vela e remo apenas para moradores da ilha.
O evento contou com 10 embarcações sustentáveis, que com energia limpa, navegaram entre o Morro de Fora e as Ilhas Secundárias, área da Baía do Porto Santo Antônio.
O idealizador do evento, Nilton Flor, conhecido como comandante Perau, veleja há mais de trinta anos em Noronha. Para ele foi uma felicidade imensa ver tanto pano no mar, já que devido às regras rígidas, por conta da pandemia do covid 19, a tradicional Refeno, travessia entre Recife e Noronha, infelizmente foi cancelada em 2020.
O Noronha Canoe Clube, clube em atividade com passeios de canoa havaiana desde 2015, navegou com uma oc6 a vela, a primeira de Noronha. “Era um sonho no nosso mestre, capitão Marcão, que pudemos concretizar agora”, disse Danilo Júnior, comandante da embarcação.
As crianças do Projeto Alma Solar Noronha também puderam velejar com os optmists na área mais abrigada do Porto. “A molecada está dando show, já têm total controle da vela”, enfatiza o instrutor Lucas Costa.
A primeira edição da Nofeno foi realizada no Dia Mundial da Limpeza, que contou também com uma coleta de lixo na praia do Porto para completar a programação.
O evento contou com apoio da produtora de eventos Vera Bumagny da Hype Eventos Noronha, do comandante Walfrido Barreto, Lucas Costa do projeto social Alma Solar Noronha, Breno Lúcio, design da arte do evento e Bárbara Polezer do Noronha Canoe Clube.
Texto: Bárbara Polezer