Nesta matéria de hoje, nosso editor e salva-vidas Alex Araújo, aborda mais um tema sobre segurança na água – O que inspecionar em sua embarcação ( Va’a, SUP e Surfski) e o que levar em uma travessia!
A partir deste mês de junho, algumas regiões do Brasil, dependendo da direção de swell e vento, proporcionam condições de downwind incríveis.
Algumas destas localidades como, São Paulo e Rio de Janeiro, possuem uma grande concentração de atletas, e quando as condições encaixam todos vão para água na busca do downwind perfeito. No nordeste do Brasil na Bahia, também apresenta boas condições quando todos os fatores se encaixam. O Ceará a meca do downwind e das longas travessias no Brasil, a partir desta época começa receber as melhores condições para prática de downwind do mundo, e você sabe o que todos estes locais têm em comum? É que a maioria destas travessias são realizadas em mar aberto, então o quesito segurança tem que ser levado em consideração de forma minuciosa. Abaixo fizemos um check-list do que levar e o que inspecionar em seu equipamento antes de sair para uma longa travessia, confira:
O QUE LEVAR EM GRANDES TRAVESSIAS
- Bolsa de hidratação com bolsos de armazenamento
- Apito à prova d’água Bolsa (s) à prova d’água para telefone celular / e ou dispositivo GPS
- Rádio ou celular à prova d’água
- Um pequena caixa Multi-ferramentas
- Chave de quilha reserva
- Leash extra
- Pedaço de câmara de bicicleta (para prender o leme se por acaso quebrar os cabos)
- Adesivo (silver tape) para e tapar orifícios ou algum rachado
- Colete Salva-vidas
- Barra de energia, sachês de carboidrato e etc.
DICA: para economizar espaço em sua mochila de hidratação, você pode levar seu telefone / dispositivo GPS em uma bolsa à prova d’água com um cordão confortável em volta do pescoço. Ou colocar em um compartimento do seu auxiliar de flutuação, hoje já existem alguns modelos com estes compartimentos especiais.
VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA DO EQUIPAMENTO
SUP (Stand Up Paddle)
Sempre faça uma varredura total na sua prancha antes e depois de uma remada. Algumas pranchas possuem aberturas ou plugues para drenagem. Certifique-se de que o plugue esteja seguro. Verifique também se há rachaduras ou reparos esquecidos. Verifique se há vazamentos na caixa de quilha, aperte o parafuso. Se estiver usando uma prancha de leme, troque os cabos regularmente, pois alguns podem desfiar ou enferrujar. Sempre teste o leme antes de remar. Mantenha os cabos sempre em bom estado.
OC-1, OC-2, Surfski
- Remo extra preso a ama ou yaco para acesso rápido
- Tiras extras de borracha
- Fita adesiva
- Reboque de náilon de 45 pés
Inspecione o barco inteiro antes e depois de cada sessão de remo. Verifique os cabos de direção e pedais para ver se há desgaste e pontos de corrosão / ferrugem. Procure pontos fracos, inclusive na ama. Fixe a pá extra com um velcro forte, clipes de borracha ou tubo de borracha.
Ao prender o Yako nos orifícios de montagem, verifique se os pinos da mola apresentam corrosão ou falhas no grampo. Verifique se o leme está reto, pois ao manusear a canoa pode torcê-lo tanto que os pedais não consigam movê-lo sem danificar os cabos.
Aprenda como rebocar um barco avariado devido à ama quebrada, alagamento, casco quebrado, remador ferido. Se o leme emperrar ou quebrar o cabo, também aprenda como estabilizar o leme para uma posição fixa e pratique como usar um elástico para direção de resgate.
Há muito a se levar em consideração quando se trata de segurança oceânica, especialmente em grandes travessias, como em competições de longa distância como é o caso do Molokabra em Fortaleza. Mas não se engane, as coisas podem acontecer e acontecem mesmo em dias pequenos. Melhor estar sempre preparado.
A única coisa que você não pode comprar, baixar ou pedir emprestado é o bom senso. Seja esperto. Estude as previsões tempo e das ondas. Certifique-se de que está se sentindo forte, descansado e abastecido. Se por algum motivo uma “vozinha” estiver dizendo para você não ir, não vá. Ouça seu instinto. Nunca se sinta pressionado a sair se achar que não tem experiência suficiente. E nuca esqueça, “SEJA HUMILDE COM A NATUREZA, NUNCA SUBESTIME A FORÇA DO OCEANO”.