Batemos um papo com Ranin Thomé responsável pelo Caboclos para o Planeta, projeto Esportivo Localizado em Regência – ES na foz do Rio Doce, direcionado ao futuro de crianças, adolescentes, adultos, nativos e turistas.
Confira a Entrevista:
QUANDO INICIOU O PROJETO?
O projeto se iniciou em 2013, e de lá pra cá, já funcionou em diversos horários e dias. De acordo com o número de participantes, apoiadores, oportunidades, “fases do mundo”, etc.
Qual os dias de atendimento?
Executado por voluntários nativos e moradores de Regência. Atendendo mais de 150 pessoas apenas nos últimos anos, entre adultos (homens e mulheres), jovens e principalmente crianças, sendo estas, devidamente matriculadas, com autorização dos pais e dos professores. de forma praticamente VOLUNTÁRIA. Trabalhando em parceria com os professores da escola Vila Regência, os pais e alguns apoiadores pontuais. As turmas para crianças acontecem em contra turno com a escola, e dependem do bom comportamento e rendimento do aluno dentro e fora da escola, e também de casa.
QUANTAS CRIANÇAS ATENDIDAS E QUAL FAIXA ETÁRIA?
O projeto em sua maior parte atende crianças e jovens de 7 a 18 anos, sendo bancado em sua maior parte pela estrutura criada pelo núcleo de canoa polinésia CPP Extreme. Essa estrutura se consiste em escolinhas para adultos nas grandes cidades do ES, passeios turísticos, trabalhos coorporativos utilizando a canoa, etc. Essa estrutura até hoje banca os projetos sociais. Ou seja, pessoas que tem condições de pagar, ajudam indiretamente a realização desse sonho, para muitos que não tem condição.
O QUE VOCÊS PASSAM PARA A CRIANÇADA, ALÉM É CLARO DAS AULAS DE CANOA HAVAIANA?
Devido a formação dos coordenadores do projeto, a canoa está sempre vinculada a aulas de oceanografia. Os alunos tem constantemente aulas teóricas e práticas de oceanografia física, geológica, química, biológica e social. Aprendem sobre ondas, correntes, meteorologia, perfis de praia, tipos de sedimentos, química do ambiente, biologia local, sociologia das comunidades tradicionais, e muitas outras coisas.
VOCÊS CONTAM COM ALGUM APOIO?
hoje contamos com o apoio da Linhares Online, empresa que nos dá suporte, principalmente com equipamentos.
Para quem quer ajudar, através do programa “adote um remador”, ou simplesmente contratando os serviços oferecidos pelo projeto, o contato é (27) 99631-4135 (Ranin Thomé).