A prática da canoa havaiana ou polinésia, nasceu numa região chamada “Triangulo Polinésio”, mas foi no Havaí que a prática se difundiu e ganhou outros continentes. Na maioria destas regiões, a Va’a é considerada uma religião e muitos termos, costumes e crenças ainda seguem vivos, na prática da canoa.
Nesta matéria de hoje, vamos falar do vocabulário havaiano, e algumas palavras que são muito usadas pelos praticantes do esporte.
A pedido de muitos leitores, nosso parceiro Cauê Serra, preparou um glossário resumido, confira abaixo:
*Manu Ihu*, bico da proa
*Manu Hope*, bico da popa
*Pale Kai*, quebra mar
*Noho*, banco
*’Iako*, travessão de madeira que une o estabilizador à canoa
*Wae*, peça em formato de “W” onde se amarra o ‘Iako
*Kino*, corpo da canoa
*Ama*, estabilizador lateral
Imua = Adiante
Huki = Puxar, Rema
Ama = Flutuador, estabilizador lateral
Iako = As barras que seguram o ama na wa’a
Hoe = Remo, Remar
Hoe wa’a = Remador de Canoa
Ka’ale = Casco
Canoa:
Wa’a – Havaí
Va’a – Taiti
Waka Ama- Nova Zelândia
Segue mais algumas palavras muito usadas do vocabulário Havaiano.
Mahalo é uma palavra sagrada na cultura havaiana, usada quando é preciso agradecer sinceramente por algo. Mahalo é agradecer!
Ohana é uma palavra de origem havaiana que significa “família”, no sentido mais completo do termo. Para os havaianos, a família tem um significado mais amplo do que apenas as pessoas unidas aos laços sanguíneos. O termo estende-se a todas as pessoas unidas pelo afeto, pela amizade, cooperação e convívio.
Aloha é uma palavra da língua havaiana usada como forma de saudação ou despedida, que significa “olá” ou “tchau”. Mas, para muitos, aloha é também um estilo de vida. É uma forma de pensar e agir baseada em energias positivas, que nos dão força para alcançar a paz, felicidade, saúde e prosperidade. É um caminho em busca da verdade, da simplicidade, do respeito à natureza e da força que nos permite solucionar qualquer problema e alcançar qualquer objetivo.
Para mais informações, clique aqui!!