Sempre muito aguardado, o Molokabra já se tornou um evento tradicional no mundo da canoagem, vela e esportes a remo no Brasil. Em sua quarta edição o evento mostrou que amadureceu muito e foi um grande sucesso entre todos os atletas.
Pelas redes sociais conseguimos visualizar o grande numero de postagens dos atletas e o que mais impressiona no Molokabra é a grande satisfação de todos, não só com as condições épicas de downwind que o Ceará oferece, mas também com o cuidado da organização com todos.
Nesta matéria trazemos um pouco deste olhar, tanto dos atletas quanto do seu gestor Alexandre Nogueira.
Para Alexandre Nogueira, organizador do MolokaBRA, a quarta edição veio consolidar a posição do evento como o principal encontro dos paddlesports do Brasil em termos de representatividade das modalidades de remo. O alto nível dos competidores elevou o status do MolokaBRA e a repercussão do evento foi observada nas redes sociais, canais de divulgação de esportes náuticos e junto à grande imprensa.
A Casa MolokaBRA no Cumbuco foi uma das novidades do evento, um local especialmente preparado para receber os atletas nos pós prova e grande ponto de encontro nos dias off, além de sediar as premiações e hospedar staff, colaboradores e alguns atletas.
A primeira prova realizada dia 6 de setembro foi chancelada pela primeira vez como etapa única do campeonato brasileiro de canoagem oceânica pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), e os vencedores poderão representar o Brasil no mundial a ser realizado em 2023 na Austrália. Destaque para Alexandre Ferreira que foi o fita azul do MolokaBRA.
A Canoa Havaiana foi a modalidade com maior número de inscritos e a alternância de pódios chamou atenção, com os vencedores deste ano sendo grandes destaques da prova, a exemplo de Murilo Pinheiro do Rio de Janeiro e Larissa Noguchi do Pará. As canoas V3 estrearam na competição, com destaque especial para a equipe local da kayakeria com Rafael, Galdino e Kalinne.
No paddleboard a Bahia foi presença marcante com veteranos e estreantes levando brilho especial ao MolokaBRA. A super campeã Sinara Pazos novamente foi soberana e o catarinense Nando Grilo fez um surf de encher os olhos, obtendo a primeira colocação geral.
No SUP destaque para a Paraense Leila Solon que faturou o primeiro lugar e no masculino o local Guilherme Júnior na stock foi o grande vencedor e o carioca André Rosa, recém chegado de experiência havaiana, levou o título da unlimited.
O vento foi o grande protagonista do MolokaBRA 2022, não decepcionou, e fez a festa de quem curte um verdadeiro downwind.
Na visão da organização este foi o melhor MolokaBRA dentre as quatro edições, opinião corroborada pelos atletas, que fizeram questão de enaltecer a qualidade da raia e da organização em suas redes sociais.
A quinta edição do MolokaBRA a ser realizada em 2023 já está sendo trabalhada e as datas oficiais serão divulgadas na primeira semana de outubro e muitas novidades estão previstas, a exemplo da realização da I FENEN – Feira de negócios e esportes náuticos, que contará com a exposição comercial dos principais fabricantes de equipamentos náuticos, além de palestras, clínicas e oficinas voltadas para aperfeiçoamento técnico, empreendedorismo, nutrição, preparação física dentre outras novidades.
“Estar no Molokabra e como estar no parque de diversão. Fizemos três raias diferentes, 30, 18 e 12km. A prova dos 30km foi a melhor de todas, o melhor vento de todas as edições que participei. Acabei de fazer uma temporada havaiana de Downwind e posso falar com toda certeza que a raia de fortaleza não perde nada para os gringos. Esse foi o meu terceiro Molokabra e a energia sempre é muito boa, a organização impecável, e já estamos contando os dias para a prova de 2023.”
DECLARAÇÃO DE ANDRÉ ROSA, VENCEDOR DA CATEGORIA UNLIMITED DO MOLOKABRA 2022.
“Se alguém ainda tem dúvidas de que o Molokabra Downwind Ceara, é um dos maiores eventos de remada do Brasil e do mundo, é porque ainda não veio aqui remar! Pra se ter uma idéia, nesta quarta edição tinham 300 atletas de várias modalidades a remo e a vela e, atletas de 9 países! Poder participar de um evento assim em um mar tão lindo e, com esse vento forte de Fortaleza e Caucaia, é realmente uma oportunidade excelente pra nós. Sabemos o quanto é caro sair do Brasil, então um evento assim em nosso país devemos realmente aproveitar. Esse foi meu terceiro ano seguido no Molokabra, e estar remando com os melhores remadores do Brasil e do mundo em uma raia de DW como essa, é muito especial. Consegui ser tri campeão Overall da raia de 30km batendo o recorde de velocidade no Prone, e graças a Deus e aos treinos nos ventos de Laguna, fechei o evento como Campeão Overall de Prone Paddleboard do Molokabra Downwind 2022 com o tempo de 06 horas, 08 min, 47 segundos no total dos 60km”.
DECLARAÇÃO DE NANDO GRILO GRANDE DESTAQUE E CAMPEÃO DA CATEGORIA PADDLEBOARD NO MOLOKABRA 2022.
“Cada ano que passa a organização do Molokabra fica mais afiada. Pra mim a opção de 3 dias para o Cumbuco foi super acertada. Na minha opinião para canoa ir só até Iparana é pouca quilometragem. Quando tá ficando bom acaba.
A temporada de vento esse ano demorou a começar eu já estava ficando era preocupado de não rolar vento nos dias das provas. O primeiro e o segundo dia provavelmente foram os melhores dias da temporada até agora. No último dia achei que a gente largou um pouco cedo. Na hora da troca da maré, aí o vento só começou a bombar lá pro km 12
O nível da galera a cada ano só aumenta. Esse ano estava cheio de ídolos do esporte, é muito bom ver esses caras aqui no nosso quintal. É isso acho que quem vem pro Ceará não se arrepende. Aqui é bom demais”.
DECLARAÇÃO DANIEL ROCHA ATLETA LOCAL E CAMPEÃO DA CATEGORIA OC1 MASTER DO MOLOKABRA 2022.
“O Molokabra é sempre uma festa e em 2022 não poderia ser diferente. É uma felicidade enorme passar uma semana imerso no universo oceânico e nesta edição, particularmente, a natureza caprichou, tivemos condições épicas de vento e ondulação, consegui fazer minhas melhores médias, me diverti bastante e consegui concluir em primeiro no SUP Stock Over All. O evento cresceu muito nos últimos anos, tomou proporções assustadoras, mas senti falta da presença de mais atletas no Stand Up Paddle. Acredito que o Molokabra tem um papel importante nessa nova fase do esporte no Brasil e torço muito para que o evento vire um campeonato Brasileiro de sup downwind, para que mais atletas do nosso esporte consigam viabilizar a sua vinda ao Ceará, já que um evento homologado mobiliza patrocinadores e recursos de premiação”.
DECLARAÇÃO DO ATLETA LOCAL GUILHERME JÚNIOR, CAMPEÃO DA CATEGORIA SUP STOCK 14 PÉS DO MOLOKABRA 2022.
“Esse ano, o Molokabra pra mim foi épico, principalmente nas provas 1 e 3, eu que Remo em rio e as ondas que pego são as de barquinhos, os famosos pô pô pô aqui na Amazônia, consegui surfar bem, muitas conexões, no primeiro dia as ondas estavam bem grandes e o vento forte, na última prova as ondas estavam menores, é, deu pra surfar bem. Como todos dizem a raia do Ceará é perfeita e acima de tudo consegui me divertir muito, voltei ainda mais apaixonada por Downwind”.
DECLARAÇÃO DA ATLETA LEILA SOLON, CAMPEÃ DA CATEGORIA SUP STOCK 14 PÉS DO MOLOKABRA 2022.
Acredito que o Molokabra vem se tornando um dos eventos de canoa mais desejados por todos remadores. Tanto para os que querem performance ou mesmo para aqueles que querem curtir o melhor downwind do Brasil curtindo os verdes mares deslizando nas ondas e com aquele vento forte nas costas.
Uma dica para aqueles que nunca foram é sempre bom chegar antes para conhecer a raia. Uma boa navegação é fundamental para chegar mais rápido e não passar direto da chegada.
O cuidado, a segurança e o respeito ao atleta é o diferencial da organização do Molokabra.
A todo momento o Alexandre e seus colaboradores estão nos deixando sempre informados com tudo que envolve o evento.
Outro diferencial para a maioria dos atletas é o transporte das canoa feita até o Ceará e todo suporte em todos os treinos feitos pela Sunset com o Rodrigão e o Neto.
Agora uma coisa é certeza, quando o Molokabra acaba a gente já fica pensando no próximo ano.
Vida londa ao evento de downwind mais legal do Brasil !
Declaração do atleta de canoa havaiana Oc1 Flávio Bazílio
Mahalo!!!
Você gostaria de deixar uma declaração sobre o Molokabra 2022? Então não perca tempo, entre no nosso instagram, curta o post e deixe seu comentário!