O que é ser um campeão?
Está pergunta é muito complexa, pois depende muito do que cada um imagina de si mesmo. Alguns são campeões da vida por natureza, outros vencem dificuldade e se tornam campeões por vencer estes degraus. Atletas são forjados em seu suor, dedicação e mesmo aquele que não ganhe um título, por muitas vezes pode ser um campeão. O que importa é que não interessa no que for, sempre valorize seu título sem desmerecer o título dos outros.
Com a chegada das redes sociais, o que mais vemos em todos os segmentos são pessoas querendo um espaço ao sol, usando as mídias para divulgar suas conquistas, e muitas vezes estas conquistas são deturpadas, por alguns detalhes que poderiam ser divulgados e acabam ficado obscuros. Vou dar um exemplo, quando você divulga um post dizendo ser campeão brasileiro de uma modalidade sem falar qual é a categoria, de uma forma ou de outra você desvaloriza tanto seu título quanto ao principal campeão de fato. Muito importante que o atleta valorize sua trajetória seja ela amadora ou profissional e divulgue seus feitos, mas de forma correta.
No caso do Stand up paddle e canoa havaiana, nunca vi tanto campeão brasileiro na minha vida. Vários postam fotos e publicações se intitulando campeão brasileiro, mas esquecem de colocar suas categorias e isso além de ser ruim para ele, pois quem está na raia sabe quem foi e quem não foi, causa um grande problema para outros atletas profissionais que vivem do esporte estão atrás de patrocínio. Eu mesmo já sofri isso, cheguei numa empresa apresentei meus títulos e o dono da empresa me disse, “ Eu já patrocino um campeão Brasileiro”, aí eu perguntei quem era, para minha surpresa o atleta era sim campeão brasileiro, mas de uma categoria de início, que não tira o mérito nenhum da conquista, mas que não foi passado para a empresa, que por desconhecimento tinha total certeza que patrocinava um atleta profissional.
Então nesta questão, acho que cabe ao atleta ter bom senso, valorizar sua trajetória, ser honesto com ele e com os outros, pois desta forma o esporte cresce saudável, com cada um ganhando e recebendo aquilo que merece de fato.
Você é um amador, e pede melhorias para sua categoria, então a valorize na hora de fazer suas postagens, fale com todo orgulho dos seus títulos e vitórias, mas não ultrapasse a barreira do ridículo, querendo colher os louros de uma vitória que você não batalhou.
Mahalo!!