Os ventos de agosto de Sudeste me levaram a outras águas abrigadas não na Baía de Todos os Santos, mas no Litoral Norte Arembepe, onde navego no Rio Capivara, uma raia limpa de uns 8 km e natureza fascinante.
Tive que mudar minha marcenaria para um lugar onde pudesse usar minhas máquinas sem problemas de barulho e ficar sossegado para fabricar minhas sapateiras, floreiras, fruteiras e remos de decoração com tranquilidade.
Ao chegar na região sabia da lagoa ao lado da Aldeia Hippiece o Mestre Orelha, amigo do surf, salva vidas, professor de capoeira me apresentou pessoas na Aldeia e levei minha oc5, canoa que fabriquei para desbravar o Rio.
Devido a Aldeia Hippie a área está muito bem preservada, o rio continua limpo, as garças e aves são seus habitantes, assim como tucunarés e robalos. Sei que elas também vivem lá, as cobras, sucuris e jiboias, fato normal de Áreas de proteção Ambiental.
Existem algumas divergentes direções no Rio e no lago, podendo passar pela ponte da linha verde ou ir em Direção ao Rio Jacuípe onde passamos por dunas, árvores, manguezais e vegetação rasteira.
Tenho treinado alguns jovens que aderiram à canoagem já que usavam caiaques antes, passando meus ensinamentos para uma nova geração, como dividindo experiências com alguns salva vidas.
Fizemos expedições em setembro e outubro no Rio Capivara e Jacuípe para depois que o mar acalmar e esquentar voltarmos as águas salgadas do oceano onde a pescaria e o surf voltarão a ser nossa rotina no Litoral Norte, novos mares, novos ares!