Jericoacoara é um pequeno paraíso entre dunas e lagoas. O local é um dos destinos mais prestigiados não somente do Ceará, como do Brasil. Em determinados momentos, também foi um dos destinos internacionais mais prestigiados, quando a praia de Jericoacoara foi considerada pelo jornal americano Washington Post, em 1994, uma das melhores praias do mundo. A partir daí sua fama não parou de crescer e hoje é um dos destinos mais procurados do Brasil. A canoa havaiana chegou na região em 2010 e foi o marco do esporte no estado. Batemos um papo com Joep (iupy) do Clube Jeri Outrigger para saber um pouco mais sobre esta história, confira:
Como surgiu a ideia do clube em Jericoacoara?
Felipe, mais conhecido como Preto, começou a construção da primeira canoa havaiana de Jericoacoara em 2009 e no ano seguinte fez a sua inauguração. Cinco anos depois trouxe a primeira OC6 da Bahia e teve a ideia inicial de fazer remadas com equipes e passeios.
Em 2018, a convite dele, comecei a remar com ele e minha amiga Erica. Ela já tinha experiência com remada, participava da equipe do SAMU em São Paulo. Pelo fato dela ter uma rotina de remada, sentia falta de ter uma equipe profissional e tinha o desejo de montar sua própria equipe. Daí, surgiu a ideia de dar vida ao Jeri Outrigger. Começamos os planejamentos em abril daquele mesmo ano 17 de novembro chegou a primeira OC6.
Como é a condição de remada no local?
Em Jericoacoara temos onda, vento e correnteza. Quem rema aqui, consegue adaptar sua remada para qualquer lugar que for. Ha dias que temos ondas boas e grandes que chegam a afundar a canoa. Outros dias em que a correnteza e vento que atinge muito leme e força a remada. Normalmente podemos apenas remar pela manhã, porque após as 10h o vento entra forte e aumenta as ondas e correnteza de forma que a equipe tem dificuldade de remar.
Com os passeios, permanecemos a maior parte no mar, fazendo o percurso do começo ao fim na água, sem pausas para descer na praia, já que a costa consiste de pedras.
Como funciona o esquema de horários e passeios?
Segunda e quinta são os dias que temos os treinos das equipes. Todos os outros dias temos passeios as 04:00 horas o do Nascer do sol e as 07:00 horas a remada normal. O dia anterior ao passeio encontramos para explicar como que funciona o percurso. No dia seguinte, o encontro ocorre no horário combinado. Antes de iniciarmos a remada é explicado a técnica da remada e um breve histórico da canoa havaiana.
O passeio em média leva 45 minutos do ponto de partida (praia principal) até a Pedra Furada, tendo no total 4km.
A parte mais marcante do passeio para os turistas, sem dúvida é a parada na Pedra furada. Ficamos lá em torno de 30 a 40 min apreciando a vista e fazendo mergulhos.
A volta é mais tranquila, porque temos a correnteza e vento a favor. No total, o passeio leva em média 2,5 a 3 horas.
Quantos canoas vocês têm hoje na base e qual a marca?
Neste momento temos duas OC6 e 1 OC1 no clube. O objetivo é fazer o clube ampliar, mas com a atual situação estamos um pouco impossibilitados de colocar os projetos a diante. Todos as canoas são da marca Zarpar.
Deixe um recado para galera que vai visitar Jeri, e qual contato do clube para agendar o horário para remada?
Fazer o passeio de canoa é uma experiência muito boa! Você não precisa ser remador para isso, não precisa se intimidar. É um contato com a natureza com um passeio ecológico, com uma perspectiva diferente de Jeri.
Trabalhamos com reservas. Então já faça a sua reserva com antecedência para não perder a sua vaga.
Para mais informações: @jeri_outrigger
Para reservas e informações: +55 88 99770 3345 (WhatsApp)
E-mail: jerioutrigger@gmail.com