Está chegando o inverno e principalmente no sul do Brasil, quem não é surfista, dificilmente entra na água. Isso é errado, na Europa e nos Estados Unidos, muitos esportistas fazem esporte na água, depende das roupas que tu usas.
Nas minhas aulas de Primeiros Socorros, no curso de Educação Física, falo sobre roupa e equipamentos de segurança. É um apanhado geral sobre tecnologia de equipamentos, que podem salvar vidas e/ou impedir uma situação complicada, que pode levar a lesões permanentes e até a morte.
Defendo que não praticar esportes no inverno, é culpa do professor, que não sabe e não conhece roupas e equipamentos para o inverno e o seu aluno foge. É nossa obrigação saber e conhecer, para orientar e indicar as roupas, para continuar a prática esportiva.
Eu sempre gostei muito das roupas da Curtlo e da Solo, que são marcas brasileiras e com material de alta qualidade. Tem outras marcas também, mas aqui no RS, não chegam.
As roupas da Decathlon, acho complicado pelo portfólio na localização delas, que é setorizada e nem sempre atende a necessidade daquele praticante. No meu caso, no setor de água, fazem roupas não são tão quentes e no setor de montanhismo, atende melhor a minha necessidade. Tem que andar e experimentar nos corredores.
Mas nem tudo na Decatlhon é ruim, bem pelo contrário, eles deram uma aula de como deve ser a exposição da informação. Todos os materiais deles, explicam quanto retém de calor, qual o tempo de exposição, qual a finalidade e tudo mais. É extremamente didática e as outras marcas, deveriam copiar e seguir esse padrão.
A Solo, trabalhar com 3 tipos de termo skin: X-SENSOR, X-POWER E X-THERMO. Sim, 3 tipos diferentes de tecnologia:
– X-Sensor: conforto térmico, assim como todos os base layers da SOLO, esta peça gerencia a umidade do corpo, mantendo-o seco e em temperatura estável, Peso médio: 180 gramas e etc. PROTEÇÃO SOLAR O tecido tem proteção contra raios nocivos do sol (UPF 40), certificado de acordo com a Norma Australiana AS/NZS 4399:1996 da Arpansa (órgão Australiano de proteção à radiação e segurança nuclear);
– X-Power: Contém a avançada tecnologia Polartec Power Stretch, intensa proteção térmica aonde esse tecido é composto por duas camadas: uma interna, que elimina o suor, e outra externa, que barra o vento. Juntas, garantem extrema retenção do calor produzido pelo seu corpo e peso médio: 160 gramas. PROTEÇÃO SOLAR O tecido tem proteção contra raios nocivos do sol (UPF 50+), bloqueia até 98% dos raios UVA e UVB e é certificado de acordo com a Norma Australiana AS/NZS 4399:1996 da Arpansa (órgão Australiano de proteção à radiação e segurança nuclear);
– X-Thermo: É ideal para atividades intensas em ambientes com frio ameno ou moderado. Possui uma ótima relação peso x volume e peso: 160 gramas.
Já a Curto, no seu site, informa as tecnologias da seguinte forma:
– THERMOPLUS: Construído com microfibras e elastano, cria o efeito Radial Stretch, que possibilita maior conforto e liberdade de movimentos. Seu tecido é altamente respirável e absorvente, mantendo o corpo seco e proporcionando conforto térmico, pois o suor seca rapidamente. Ideal para a prática de esportes de inverno e atividades em ambiente de baixa temperatura. As peças de segunda pele ThermoPlus possuem costuras planas desenvolvidas para garantir resistência e proporcionar total conforto em contato direto com a pele. Seu design anatômico garante liberdade de movimentos em qualquer atividade física.
– THERMOSENSE: SEGUNDA PELE PARA TEMPERATURAS AMENAS. A associação das tecnologias POLIAMIDA 6.6 e ELASTANO garante um tecido exclusivo CURTLO, com conforto e respirabilidade, que facilita a transpiração e mantém a temperatura corporal estável. Além de secar rápido, é suave e agradável, com adaptação perfeita ao corpo. As peças de segunda pele ThermoSense possuem costuras planas desenvolvidas para garantir resistência, proporcionar conforto em contato com a pele e liberdade de movimentos. Ideal para a prática de atividades físicas em ambientes de temperatura amena.
– THERMOSKIN: SEGUNDA PELE PARA TEMPERATURAS BAIXAS. O ThermoSkin, tecnologia exclusiva CURTLO, mantém o corpo seco e aquecido em ambientes de baixa temperatura. Internamente, seu exclusivo tecido bifuncional é aveludado e macio, com rápido gerenciamento da umidade. Sua construção externa em forma de colmeia acelera a dispersão do suor e a secagem rápida do tecido. As peças de segunda pele ThermoSkin possuem costuras planas desenvolvidas para garantir resistência e proporcionar total conforto em contato direto com a pele. Seu design anatômico garante liberdade de movimentos em qualquer atividade física.
E a Decatlhon, trabalha com uma gama muito grande e variada de tipos de esportes, que supri a necessidade de várias temperaturas:
– FRESHWARM: Desenvolvido para a praticante de SKI ou de SNOWBOARD que procura uma roupa térmica de ski quente que elimine a transpiração para o máximo conforto. Equilíbrio do calor e eliminação da transpiração. A aplicação muito respirável ao nível dos joelhos torna estas calças no parceiro ideal para um dia longo de ski;
– WARM: Desenvolvido para o PRATICANTE DE SKI e de SNOWBOARD que procura calças justas compridas TÉCNICAS e CONFORTÁVEIS que proporcionem CALOR. SIMPLESMENTE QUENTE;
– SKI 500: A praticante de SKI e SNOWBOARD que procura uma camisola térmica técnica muito quente. Graças à estrutura 3D da superfície interna, o ar fica retido e mantém o corpo quente através do seu poder naturalmente isolante;
– CAMISETA TÉRMICA ADULTO: A equipe da Kipsta desenvolveu a underwear para que o praticante fique protegido do friu (está no site assim). Desenvolvemos a underwear para que o praticante permaneça com seu corpo aquecido durante a prática;
– SKI 900: Sous vêtement haut (Sob o top de vestuário). SKI 900 F;
– KEEPDRY 100 INFANTIL: A equipe da Kipsta desenvolveu a Keepdry 100 para manter sua temperatura durante a prática esportiva. Esta camiseta mantem o conforto térmico durante a prática. A sua composição acelera a eliminação da transpiração e limita os odores associados aos materiais sintéticos.
Opções de roupas térmicas no mercado existem várias, precisamos saber qual o tipo de utilidade, qual o modelo e necessidade dele. Eu tenho uma blusa térmica, que o pessoal da canoagem brasileira trouxe do norte da Europa, consigo contar o número de vezes que usei, é muito quente.
E sobre as roupas de lycra, que usamos muito no inverno para remar e é comum no surf, em conversas com o pessoal que são surfistas, ela nunca esquentou e bem pelo contrário, esfria mais. Dizem que ela foi inventada para usar embaixo do Neoprene, com o intuito de escorregar a roupa e para evitar o atrito das costuras.
Não remar no inverno por causa do frio, não existe mais desculpas, vamos remar!!!
Fabiano Bartmann
Fisioterapeuta – CREFITO 5 / 50266-F
Profissional de Educação Física – CREF 9768-G/RS
Mestre em Biociências e Reabilitação
Especialista em Acupuntura
Professor da Faculdade Sogipa
Bicampeão Gaúcho de SUP Race Master – 2017 e 2018
Membro da equipe Rabbit de SUP