Aconteceu nesse sábado a celebração do Batismo da canoa Pau de vintém do M’bau Hoe Club de Remo situado na Guarda do Embaú, nona reserva mundial de surf em Santa Catarina.
O Batismo aconteceu no início do Evento das Baleias Francas com o cântico dos indígenas Guaranis, seguido pelo som do Berimbau do Capoeirista Roberto que entoou uma canção sobre canoa e o mar, seguido pela bênção do Kanuna Palani que junto com a Capitã Maira proporcionaram momentos de alegria e emoções a todos da comunidade presente.
Com uma bela mesa de frutas e canoa decorada a caráter com folhas e flores, Frank Faro o Kahuna, passou mensagens de prosperidade, respeito e segurança. Falou sobre a ameaça dos plásticos ao oceano, entoando o Malama Honua propagado pelo Hokulea a volta do mundo.
Após benzer a canoa e todos a canoa foi levada a foz do Rio da Madre, onde a raia fica no belíssimo Parque Ecológico do tabuleiro com inúmeros pássaros e animais silvestres, dunas, vegetações rasteiras beirando a praia com áreas para desfrutar de uma caminhada ou fazer um piquenique com grupos.
Após o Batismo aconteceu uma feira com atrações musicais, teatro infantil do Boi Mamão e Maracatu de um grupo de mulheres residentes na Guarda do Embaú fazendo o Primeiro Evento da Baleia Franca ficar inesquecível e promessa para outras edições.
No final de semana seguinte terá uma clínica de Remo e navegação segura com o Capitão Frank Faro, o pioneiro do Nordeste com 18 anos do Clube Kaleopapa passando noções de segurança, técnica, logística em expedições e muito mana e o verdadeiro sentimento havaiano, aloha!!.