O empresário de Oahu Sam Kapoi se declarou culpado de crimes federais de drogas por seu papel em uma quadrilha de drogas.
Os promotores dos EUA dizem que ele e vários outros conspiraram para distribuir pelo menos 50 gramas de metanfetamina em 2019.
Agentes das Investigações de Segurança Interna o rastrearam enquanto ele voava com as drogas para Kona, onde co-conspiradores as distribuíram por toda a Ilha do Havaí. Quando ele foi preso em fevereiro de 2020, os policiais encontraram 1.342,4 gramas de metanfetamina em sua posse.
Ele inicialmente se declarou inocente das acusações, mas entrou em um acordo de confissão com os promotores. Ele admitiu uma acusação contra ele em troca de uma acusação ser retirada.
Kapoi é um ex-membro da tripulação respeitado do Hokulea, quando a canoa de viagem voltou de sua viagem mundial em 2017, ele foi o destaque no kalii, ou cerimônia de lançamento de lança, que simboliza a dignidade de um guerreiro de entrar em uma nova terra.
Na cerimônia, Sam Kapoi agiu em nome da tripulação como o guerreiro encarregado de pegar as lanças atiradas contra ele por outros homens.