Domingo, Dezembro 22, 2024

Apoio

InícioCanoa HavaianaProcedimentos em casos de acidentes com embarcações

Procedimentos em casos de acidentes com embarcações

Com o crescimento do número de praticantes de canoa havaiana nestes últimos anos, a cada dia ficamos sabendo de casos envolvendo incidentes de lanchas ou jet-skis colidindo ou colocando remadores em situação de risco. Nesta matéria trazemos algumas regras e colocações da Capitania dos Portos sobre como agir neste tipo de situação.

É comum o tráfego de balsas e navios nos rios, lagos e em nossos oceanos, tanto de passageiros quanto de cargas. Porém, essas embarcações de maior porte podem causar danos às pequenas, e a Capitania dos Portos orienta como proceder.

Quando o caso não encaixar em nenhuma situação prevista na lei marítima, o navegante deve procurar reparação de acordo com o direito civil.

De acordo com a Capitania Fluvial, os envolvidos com um imprevisto de embarcação devem avaliar a situação para ver qual o órgão de segurança deve ser acionado, e entender que apurar responsabilidades não é tarefa da Marinha. “A gente verifica quais foram as naturezas, qual foi a extensão, qual foi a causa determinante quando há algum tipo de acidente tipificado na lei do tribunal marítimo – a lei que define os acidentes e o fato da navegação”, ressaltou.

Se for acidente ou fato de navegação, a Marinha é o órgão competente para averiguar. A lei 2.180/54, esclarece em seu artigo 14 o que é considerado como acidente da navegação: naufrágio, encalhe, colisão, abalroação, água aberta, explosão, incêndio, varação, arribada e alijamento.

Já no artigo 15, são definidos os casos da navegação que são o mau aparelhamento ou a impropriedade da embarcação para o serviço em que é utilizada, e a deficiência da equipagem, a alteração da rota, a má estimação da carga que sujeite a risco a segurança da expedição, a recusa injustificada de socorro à embarcação em perigo, todos os fatos que prejudiquem ou ponham em risco a incolumidade e segurança da embarcação, as vidas e fazendas de bordo, e o emprego da embarcação (no todo ou em parte) na prática de atos ilícitos previstos em lei como crime ou contravenção penal, ou lesivos à Fazenda Nacional.

Porém, para não transformar o passeio ou o meio em problema, algumas questões simples necessitam ser esclarecidas, como o caso da preferência. Há uma diferença entre o trânsito de automóveis e de embarcações. Enquanto na legislação de condutores de automóveis a preferência é do menor, nas embarcações a preferência é do de maior porte. “As embarcações maiores têm um alto grau de complexidade para manobras, enquanto as menores são mais fáceis. Por isso, a prioridade é das embarcações maiores”.

Confira nossa matéria falando sobre áreas de navegação, clique aqui!

Confira nossa matéria falando sobre as 5 regras náuticas que tornam sua navegação mais segura, clique aqui!

CONFIRA ESTAS 7 DICAS PARA UMA NAVEGAÇÃO MAIS SEGURA:

1. Informe-se sobre o local onde vai navegar

A primeira coisa a fazer é coletar informações do lugar onde você irá navegar. Normalmente, elas estarão nas cartas náuticas, mas não deixe de perguntar tudo que puder para as pessoas que têm experiência com o local. Pedir ajuda e auxílio é melhor do que pedir socorro!

2. Deixe a manutenção em dia

Uma das dicas de navegação mais importantes é fazer todos os testes, checapes e inspeções. Verifique as amarrações, iacos e parafusos nas canoas maiores. Nas canoas menores com sistema de cabos, certifique-se de fazer a manutenção e analise os iacos e sua ama. Nas canoas tipo V, analise as amarrações e iacos. Não saia para remar sem levar um remo reserva e sem colete.

3. Tome cuidado com as embarcações

Conheça o local onde vai navegar, e respeito o trânsito marítimo.

O mar é como as rodovias e, da mesma maneira que há diferentes tipos automóveis, como carros e caminhões, existem também diferentes tipos de embarcações.

Mantenha sempre uma boa distância de grandes barcos como os navios, pois, com o seu tamanho, eles são incapazes de fazerem manobras rápidas e, muitas vezes, podem não te enxergar. Portanto, é obrigação dos barcos menores desviarem dos maiores, já que são mais ágeis.

De acordo com as regras, quem vem pela direita (estibordo) tem preferência, mas é melhor evitar colisões com outros barcos. Fique atento ao que acontece ao seu redor e confie mais na sua intuição do que no bom senso dos outros navegantes.

No caso dos veleiros, por outro lado, a prioridade é daquele que tiver as velas à esquerda (bombordo), mas se ambos estiverem nesta situação, a preferência é de quem estiver a sota-vento, pois este terá maior capacidade de manobras rápidas.

Por último, todas as embarcações devem desviar de barcos a remos. Além disso, tome cuidado com sua velocidade porque as marolas são extremamente perigosas para essas embarcações.

4. Não se apavore

No caso de algum problema a bordo da canoa, aja com calma e raciocínio. Análise toda a situação e avaliar que não consegue sair da situação, busque por ajuda.

5. Preste atenção às marés

É essencial se informar sobre as marés do local em que pretende navegar, para não correr o risco de sair e não conseguir voltar ou, ainda, de encalhar.

6. Tenha sempre uma margem de segurança

Sempre que for calcular o tempo de duração da navegação, é bom considerar uma margem de segurança, já que o clima e as condições do tempo podem mudar e se tornar desfavoráveis nas correntes marítimas.

7. Dê instruções de emergências

Lembre-se de passar todas as instruções de segurança a bordo para garantir que todos estejam preparados para emergências.

Priorize a segurança dos seus remadores, a de outros navegantes, dos banhistas e a sua sempre que for fazer um passeio. Navegue com responsabilidade e lembre-se que embarcações e trânsito marítimo são diferentes de carros e rodovias.

Fiquem ligados na próximas matérias onde iremos trazer muito mais informações relevantes a este assunto.

Se você já se envolveu em algum acidente ou presenciou alguma situação de risco, nos envie seu depoimento preenchendo o formulário abaixo:

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa