Com o crescimento da canoagem havaiana vem crescendo a solicitação de Batismo a cada mês que passa, sendo uma celebração para clubes e proprietários de oc6 e oc1 nomear e criar uma alma para a canoa, apresentar a nova embarcação aos sócios e a comunidade assim como celebrar um novo ciclo de novas remadas em praias por todo Brasil, além de Lagos e Rios.
A cerimônia consiste na mistura da água salgada com a água doce, onde no passado era regada a árvore de koa, madeira havaiana onde eram esculpidas as canoas, um Kahuna para ser o sacerdote do cerimonial, geralmente escolhido por sua idade e experiência , ou por ser o chefe de uma tribo, com muita boa energia a ser imanada, passando informações aos convidados e padrinhos/madrinhas , sendo molhadas folhas de Dracena.
É passada na Ama, iakos, wae, Palikai , bancos e também nos convidados com troca devolveres, palavras de boa energia como o Aloha, Imua, Mahalo , Deve se contar uma história ou lenda Polinésia, falar sobre superstições, respeito para com a canoa que fará parte da família a partir desse momento.
Solicitar que a canoa seja bem cuidada, limpa e respeitada. Pois é com ela que teremos a alegria nos treinos, o alimento sagrado na pesca e o bom convívio com outras pessoas que devem sempre ajudar aos novos remadores, pois um dia ele também foi um remador novato.
Após cerimônia que geralmente é feita num círculo em volta da canoa, com muitas flores, frutas e palhas de coqueiro e de bananeira, trazendo o tropicalismo para o ambiente, além de tochas de fogo casa seja realizado ao pôr do sol , remos , búzios e é claro a lei (colar de flores) para decorar e perfumar o pescoço de todos. Após cerimônia canoa deverá ser carregada acima da cabeça por todos até o mar e de lá sair para uma primeira volta fazendo uma bela remada e direito de tirar várias fotografias para serem relembradas para sempre.
Acredito que a canoagem veio’ para fazer o cidadão desfrutar mais do mar, criar uma melhor condição física e mental, ajudar na preservação da praia e dos mares e fazer com que a comunidade do mar cresça com boa energia já que o mar é enorme e cabe todo mundo, bastando respeita-lo, aprecia-lo e preserva-lo já que a canoagem leva na sua essência o mana , o espírito do ressurgimento do homem que nasceu das lavas vulcânicas, o espírito Aloha que tem como base o amor ao próximo e a natureza.
Malama Honua!! Salvem os oceanos!!
Alohaxé From Kahuna Palani
Por: Frank Faro