Doctor Paddle – Muitos pacientes, quando me procuram com dor, dizem: já fiz todos os tratamentos e nada resolveu. Fico pensando e óbvio que pergunto, quais tratamentos?
Geralmente a resposta é: fiz vários exames radiológicos, tomei diversos medicamentos para dor e anti-inflamatórios, mas nada resolveu ou só diminuiu um pouco a dor. Mas tratamento medicamentoso, não são todos os tratamentos, é apenas uma opção de tratamento. E exame, não é tratamento, dizia um professor que tive na Faculdade, que é médico.
A saúde evoluiu e expandiu muito durante os séculos, gerações, povos e colonizações. Muito antigamente, com cuidados físicos com pacientes, com formação acadêmica tínhamos apenas a Medicina, depois surgiu a Enfermagem e muitos anos depois a Fisioterapia. Ainda hoje, se debate sobre o conhecimento dos massoterapeutas, dos “arruma osso”, das curandeiras, dos acupunturistas (sem formação acadêmica), das bezendeiras e muitos outros. São qualificados ou não, por não terem uma formação acadêmica?
Durante muitos séculos, eles curaram e salvaram muitas pessoas, como podemos desprezar os conhecimentos deles? Falta ciência, sim falta, mas falta humildade nossa, de entender e aprender com eles e depois levar para a ciência. Aprendi acupuntura com um japonês, chamado Yasuhiro Tone. Ele faleceu em 2003 e até hoje, é muito lembrado e respeitado. Um dia perguntei com quem ele aprendeu acupuntura. Disse que aprendeu com japoneses mais antigos, indo na casa deles e me ensinando, sobre as doenças e onde colocar as agulhas.
Voltando para o “fiz quase todos os tratamentos”, de fato fez quase todos os tratamentos? A experiência clínica e a vivência prática na Fisioterapia, mostra que o tratamento eficaz precisa de intervenção física e a persistência do paciente. Muitos fazem uma sessão e acham que estariam quase 90% melhor. Alguns casos conseguimos e outros não, precisa de mais sessões.
Quanto aos tratamentos, felizmente a Fisioterapia hoje, tem inúmeras opções. Praticamente, quase todas, como diversos artigos publicados e evidências científicas, mas qual escolher? Cada profissional, vai sempre escolher a sua especialidade ou formação e às vezes, com pouca experiência em outra técnica, vai afirmar que não funciona ou não tem evidência. Isso é mercado, compra e venda de serviços.
E quanto aos fisioterapeutas do Brasil vs os Fisioterapeutas do exterior, quais são os melhores? Perguntei para alguns técnicos e jogadores de futebol e futsal que conheci, nas minhas vivências no esporte. Eles responderam que são os fisioterapeutas do Brasil. Aqui, o calendário de futebol e futsal é ridículo, não tem tempo de descanso para recuperar, temos poucos recursos físicos, são muito caros e precisam aprender as usar as mãos. O fisioterapeuta do Brasil, faz milagres e por esse motivo, temos tantos fisioterapeutas indo embora. As técnicas, na sua grande maioria que usamos, são do exterior. Do que adianta ter a técnicas, se não sabe quando ou como usar?
Para finalizar, qual a melhor técnica de tratamento fisioterapêutico? É a técnica que o paciente confia no fisioterapeuta, se sente confortável em fazer, visualiza o resultado, atende a sua necessidade e o mais interessante que já ouvi e tenho que concordar, é verdade em qualquer profissão: pode ser o profissional mais incompetente que existe, é nítido que o tratamento não está funcionando, mas se o paciente tem empatia por ele, vai ser o melhor tratamento de todos.
Grande abraços,
Fabiano Bartmann
Fisioterapeuta e Profissional de Educação Física