Nossa dica de leitura hoje é sobre a história do navegador Joshua Slocum, o primeiro a dar uma volta ao mundo em solitário, escreveu um clássico da literatura náutica: Sozinho ao redor do mundo. A epopeia de 46 mil milhas durou três anos em um pequeno veleiro de 37 pés (11.2 metros), sem rádio, motor, dinheiro (ao iniciar a viagem tinha no bolso U$1,70) ou patrocínio. Slocum, ex-capitão de navios a vela que não se adaptou ao vapor, estava com 51 anos.
A viagem começou em 1895 a partir de Boston, no Spray, veleiro que ele mesmo havia construído. Seguiu para Gibraltar, desceu para o Atlântico Sul, costeou o Brasil e a Argentina e entrou pelo Estreito de Magalhães.
No Pacífico, subiu a costa do Chile com parada em Juan Fernandes, ilha que inspirou a história de Robinson Crusoé (delicioso livro que também recebeu votos). Depois as Marquesas, Samoa, até chegar na Austrália. Dali para a África do Sul. Dobrou o Cabo da Boa Esperança, esteve em Santa Helena, e subiu de volta para casa.
Seu modo simples de escrever, as descrições dos locais em que esteve, seus encontros com povos exóticos (naquela época) e suas estratégias de navegação encantaram o mundo. Tornou-se um clássico cultuado por escritores como Jack London e Mark Twain. É uma delícia de leitura.
Joshua Slocum adorava o Brasil e admirava a habilidade marinheira dos nativos da costa.
Eu comprei minha edição há muito tempo, hoje para os interessados o livro pode ser encomendado em algumas livrarias ou em sites como Estante Virtual. Segue aqui o link para compra!