Neste livro, as três viagens épicas do desbravador James Cook são recontadas pelo jornalista e escritor norte-americano Tony Horwitz em ‘Latitudes azuis’. Tony Horwitz homenageia o capitão Cook com uma deliciosa mistura de livro de história e diário de viagem. O livro começa com a descrição da bizarra e fascinante história da morte do Capitão Cook, brutalmente assassinado por guerreiros havaianos, e narra ainda as aventuras vividas pelo próprio autor ao refazer a trilha do desbravador do século XVIII. Navegando como parte da tripulação de uma reprodução do veleiro Endeavour, uma das embarcações de Cook, o jornalista repete alguns dos roteiros das três grandes viagens do explorador inglês pelo Oceano Pacífico. O livro é um diário de bordo bem-humorado que se revela logo no subtítulo original, Incursões audaciosas aos lugares por onde passou o capitão Cook. No roteiro, o leitor encontrará detalhes sobre Havaí, Bora Bora, Taiti e Nova Zelândia, com divertidos perfis de personagens que o autor encontrou pelo caminho. Mas Horwitz também revela as tremendas dificuldades que o capitão Cook enfrentou ao deixar o conforto da Londres georgiana para conhecer e revelar ao mundo esses distantes lugares em pleno século XVIII.
Ao mesmo tempo que relata suas experiências, Horwitz traça paralelos entre o que Cook viu e fez naqueles locais, o que dá um certo, embora raso, panorama histórico. Porém justamente por ser escrito em tom tão diretamente pessoal e sem compromisso também permite vislumbres e especulações sobre aspectos humanos de Cook.
Um ponto muito positivo é que o livro conta com boa bibliografia.
Sinceramente, é um livro gostoso de ler, engraçado, em alguns momentos até bob, mas traz informações interessantes e pode ser um bom ponto de partida para uma leitura mais séria sobre o Capitão Cook. Mas também pode ser apreciado como o que realmente é: um livro divertido e original que soube aproveitar uma boa ideia.
Para adquirir este livro clique aqui!