Nossa dica de leitura hoje é o livro Endurance, a Lendária Expedição de Shackleton à Antártida, de Caroline Alexander.
Em agosto de 1914, o corajoso jovem Ernest Henry Shackleton assumiu a liderança do que, ele imaginava, seria a maior expedição polar de todos os tempos. Aos 27 anos, o anglo-irlandês embarcou no Endurance, um navio de madeira especialmente projetado para navegar em águas congeladas, com o objetivo de realizar a primeira travessia a pé pelo então desconhecido continente antártico, cruzando o polo Sul. O grupo de exploradores nem sequer chegou perto de concluir a façanha: um mês depois da partida, já na região da Antártida, a embarcação ficou presa no gelo, lançando a tripulação em uma das maiores aventuras da história.
Passado o inverno, o gelo começa a derreter e abrir fendas entre os blocos, o que acaba por destruir completamente o navio. Os 28 homens que estão a bordo do Endurance têm de abandonar a embarcação e enfrentar o frio inimaginável daquela região durante 500 dias.
O navio destruído acabou virando fogueira, e os homens ficaram sem nenhum tipo de abrigo ou outro meio de locomoção capaz de tirá-los de lá.
Shackleton se consagrou como um grande líder, mantendo a tripulação ocupada o tempo todo e conservando em boa saúde o moral de seus homens. Transformou-se assim no herói da história: conseguiu salvar todos os seus marinheiros ao se lançar rumo ao desconhecido em um barquinho menor para buscar ajuda.
Apesar do frio e do isolamento, os homens da tripulação puderam contar uns com os outros e até matavam o tempo jogando futebol.
I always was interested in this topic and stock still am, regards for putting up.