Em junho de 1984, o francês naturalizado australiano, mas que passou boa parte da infância no Brasil, Serge Testa, partiu da Austrália com um objetivo pra lá de audacioso: dar a volta ao mundo navegando sozinho um barco menor que um Fusca. E conseguiu, após passar três anos espremido dentro de um barquinho a vela, que ele mesmo construiu, de apenas 3,6 metros de comprimento – meio metro a menos que o famoso carro da Volkswagen.
A bordo do Acrohc, um barco de 3,60 metros que ele mesmo desenhou e construiu, Serge Testa navegou sozinho ao redor do mundo. Ao longo de quinhentos dias viveu os mais incríveis acontecimentos: a loucura de enfrentar tempestades ou mesmo ciclones num barco tão pequeno; um incêndio a bordo de terríveis consequências; o aprendizado de encarar o mar com humildade, tentando desvendar os seus segredos; a palpitante aventura de uma façanha que está registrada no Guinness Book of Records. Um relato de viagem único, intenso e bem escrito sobre sua extraordinária experiência.
Ao retornar à Austrália, em 1987, ele entrou para o Livro dos Recordes como autor da navegação em torno do planeta com o menor barco da História – marca que, até hoje, mais de 30 anos depois, ninguém bateu.