Vamos iniciar um série de matérias com lendas, crenças e história que envolve esta cultura milenar.
Hoje segue cinco dicas importantes para você que esta iniciando no esporte.
1: Porque não posso passar por cima ou pular uma canoa? – Esta regra também vem crenças dos nativos havaianos, os kanaka maoli. Eles acreditavam que dentro de todos nós há uma energia, o “mana”, e é extremamente rude passar por cima de uma pessoa, pois você interrompe o fluxo mana dela e diminui a sua vida. Com a canoa acontece da mesma forma! Não pular ou passar por cima de uma canoa garantirá que ela ficará conosco por mais tempo!
2: A canoa é viva! – Tempos atrás no Havaí, antes da introdução da fibra de vidro e carbono, as canoas eram esculpidas em madeira. Ou seja, a canoa veio de uma coisa viva! Eram incontáveis horas escolhendo, cortando e carregando árvores da montanha para a praia, escavando e moldando a canoa numa embarcação com condições de navegar. O espírito da árvore vivia na canoa finalizada, e compartilhava o mana de todas as pessoas que ajudaram a construi-la com as pessoas que remavam nela. É isso que torna as canoas tão incrivelmente especiais. Você não apenas está remando com o espírito da canoa, mas também compartilhando o mana de todas as pessoas que remaram nela antes de você. A wa’a (canoa) é uma entidade viva. Você a trata como o sétimo integrante da equipe, adivinha porquê? Sem ela, você não vai a lugar nenhum. Sendo assim, você não faz com a canoa o que não faria com uma pessoa. Às vezes, desrespeitamos a canoa. Peça desculpas imediatamente e tente não fazê-lo novamente.
3: Não leve bananas – Parece piada, mas é possível você ouvir isso ao se deparar com o universo da canoa. De onde vem essa história? Qual é o problema com as bananas? Reza a lenda que os havaianos nativos consideravam um mau presságio encontrar alguém levando bananas na canoa. As bananas estragam rapidamente uma vez colhidas, portanto, transportá-las de um lugar para outro de wa’a exigia que as pessoas se movessem rapidamente. Mover-se rapidamente na água significa que não há tempo para pescar. Sem peixe = sem comida. As bananas também são grudentas e viscosas, podem causar acidentes. Portanto, sem bananas no barco.
4: O uso de sapatos – A calçada ou areia estão quente quando temos que colocar a canoa na água. É bom usar seus sapatos para isso. Mas, por favor, tire-os na canoa e prenda-os no seu banco. Seus pés descalços podem sentir o movimento da canoa embaixo de você. Está pulando? Balançando? Subindo? Se você estiver em um banco que exija que você ajuste o ritmo da remada, a força e sincronia, estar descalço pode ajudar. Será necessário sentir a canoa.
5: Não fique de pé! – Ficar de pé na wa’a, pisando nos bancos: além da óbvia questão da segurança, pense: Se você não gosta de alguém pisoteando suas costas, a canoa também não gosta.
Fonte: Scott Roche, Greg Kvaska, Luiza Perin e Cauê Serra
Verdadeiras #historiasferemador