O esporte pode ser uma ferramenta poderosa para lidar com a depressão, porque a prática de atividades físicas pode ajudar a melhorar o humor, reduzir o estresse e a ansiedade. Algumas dicas para usar o esporte como ferramenta para vencer a depressão incluem:
- Escolha uma atividade que você goste: Encontre uma atividade esportiva que você desfrute e pratique com regularidade. Pode ser desde um esporte individual, como remar numa canoa oc1, natação ou ioga, a um esporte em equipe, como fazer parte de uma equipe do seu clube. O importante é que você se sinta animado em praticá-la.
- Estabeleça metas realistas: Defina metas realistas e alcançáveis para sua prática esportiva, como fazer exercícios três vezes por semana ou remar uma certa distância em um tempo definido. Essas metas podem fornecer uma sensação de realização e ajudar a aumentar sua autoestima.
- Encontre um grupo de apoio: Participar de um grupo de esportes em equipe, como um clube de canoa havaiana, pode ajudá-lo a se conectar com outras pessoas e formar relacionamentos positivos, o que pode ser útil para superar a depressão e a ansiedade.
- Mantenha-se motivado: Encontre maneiras de se manter motivado em sua prática esportiva, como ouvir música durante o exercício, inscrever-se para uma competição ou gravar seu desempenho para monitorar seu progresso.
- Busque ajuda profissional: Se a sua depressão é grave, procure ajuda de um profissional de saúde mental que possa ajudá-lo a incorporar o esporte em um plano de tratamento abrangente.
Em resumo, usar o esporte como ferramenta para lidar com a depressão pode ajudar a melhorar sua saúde mental, aumentar sua autoestima e proporcionar um senso de realização e bem-estar.
Esportes como a canoa havaiana, Stand up paddle, caiaque , surfski entre muito outros que são praticados na natureza, além de muito desafiadores, fazem muito bem para sua autoestima.
Pesquisa
Um grande estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford e de Yale, observou que a prática de atividades reduz o número de dias ruins que uma pessoa pode ter ao longo da vida.
Confira os 7 tipos de esportes que podem ser aliados contra a depressão, de acordo com a pesquisa:
1- Esportes coletivos, como basquete, vôlei, futebol e beisebol;
2- Ciclismo;
3- Exercícios aeróbicos ou de ginástica;
4- Ioga, golfe e outras atividades de menor impacto;
5- Caminhadas;
6- Corridas;
7- Esportes aquáticos.
Estudo com 1,2 milhão de pessoas
Para entender a relação entre a prática de exercícios físicos e a saúde mental, a equipe de pesquisadores analisou dados de 1,2 milhão de norte-americanos em estudo publicado na revista científica The Lancet Psychiatry. Mais especificamente, foram analisados os dados do Behavioral Risk Factor Surveillance System de 2011, 2013 e 2015, que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) coletou por telefone com pessoas de 18 anos ou mais, distribuídas por todos os 50 estados dos EUA.
Durante o questionário, os voluntários precisaram responder algumas questões, como a frequência e a intensidade da prática de exercícios físicos. Também detalharam quais atividades realizavam. Na área da saúde mental, responderam sobre o status daquele momento — relatando casos de estresse, depressão e problemas emocionais — e como a mente estava nos últimos 30 dias.
Esporte cura depressão?
Por mais que sejam aliadas, as descobertas do estudo não apontam para o fato de que atividade física cure a depressão ou substitua qualquer remédio, mas demonstrou que este é um caminho válido para a pessoa aumentar a resiliência contra a depressão e, principalmente, aliviar a sobrecarga mental.
Para acessar o artigo completo sobre os efeitos positivos dos exercícios físicos, publicado na revista científica The Lancet Psychiatry, clique aqui.