Se você gosta de vela de oceano provavelmente já escutou este nome: Luciano Guerra. Se ainda não ouviu, segue aqui uma história emocionante que uniu este velejador e a canoa havaiana. O projeto tem como grande parceiro o Club Va’a de Ilha Grande.
Aos seis anos de idade Luciano ganhou de seus tios e avô materno uma canoa caiçara com vela feita de roupa de cama e mastro de bambu. Desde então nunca mais parou de velejar.
Ainda durante a infância os pais de Luciano escolheram a cidade de Niterói (a casa da vela no Brasil) para dar os estudos ao menino arredio e fujão. Após concluir os estudos em Escola Técnica de Período integral, morou na Austrália, onde se capacitou como capitão de veleiros oceânicos, se formou velejador profissional, disputou diversas competições contra os grandes nomes da vela, como Lars e Torben Grael e conquistou títulos importantes no mundo da vela oceânica. Porém, uma de suas grandes conquistas foi a descoberta de uma rota de navegação que, historicamente, nunca tinha sido feita por qualquer outro velejador (https://www.nautica.com.br/confira-a-travessia-historica-entre-o-caribe-e-o-brasil-sem-usar-o-motor-na-edicao-do-mes-de-nautica/). A chamada Rota da Paciência. Mas este é um capítulo a parte da vida deste velejador, que trabalha transportando veleiros ao redor do mundo e competindo por uma grande equipe de vela do Iate Clube do Rio de Janeiro (equipe Saravah BRA 2275 do Comandante Pierre Joullie).
Após anos de capacitação, passando por países com grande protagonismo no mundo da Vela de oceano como África do Sul, Saint Martin, Austrália, Inglaterra, França, Inglaterra, entre outros, cruzando oceanos a bordo de grandes veleiros e passando por diversos momentos de tensão que todos sabem que o ambiente hostil do mar oferece, o velejador caiçara decidiu retornar de vez para a sua Terra Natal para compartilhar conhecimento e toda sua experiência com os moradores da Ilha Grande. Foi neste momento que houve o encontro com o remador e empresário Fogo, que ofereceu espaço e apoio logístico para abrir a Escola Social Náutica da Ilha Grande, que reúne aproximadamente cinquenta crianças da comunidade em torno do esporte. Neste espaço as crianças da Ilha Grande recebem aulas de vela, canoa havaiana, educação ambiental e grande suporte psicológico em ambiente familiar de alta qualidade.
Luciano Guerra, velejador da classe oceano, nascido em 9 de janeiro de 1975. Campeão Estadual da Classe Fast 230, Campeão Brasileiro da Classe IRC, Vice Campeão da 31ª Regata Internacional REFENO, Vice Campeão da 70ª Regata Santos-Rio. Mais de 100 mil milhas náuticas navegadas comandando veleiros de oceano ao redor do mundo, fez uma travessia inédita no mundo da vela, presta consultoria de configuração de veleiros de oceano para proprietários que estão com seus veleiros em construção, trimmer de vela.