Como deixar seu treino mais preciso usando o GPS – Hoje a maioria dos atletas de remo e outros esportes, fazem uso dos relógios com GPS para monitorar, avaliar e maximizar seus treinos.
No mercado, existem muitas marcas, que oferecem relógios com vários tipos de funções e valores. Mas você sabe como configurar o satélite, e deixar seu treino mais preciso? Pois é quem nunca começou um treino e no meio do caminho viu que o relógio ou parou de marcar o percurso ou mesmo errou na distância? Neste artigo vamos lhe explicar como funciona a configuração deste recurso, e estas dicas devem servir para a maioria dos modelos hoje vendidos no Brasil.
Quando vamos configurar o GPS do nosso, temos normalmente estas opções. Mas o que elas significam?
Vamos explicar:
‘Normal (Apenas GPS)’ – Utiliza apenas a rede de satélites GPS (Global Positioning System), criada pelo EUA em 1957, é a mais antiga e utilizada rede de posicionamento via satélite.
Utilizar está opção economiza bateria, porém reduz a precisão do posicionamento. A rede GPS conta com 74 satélites em orbita.
Disponível em todos os equipamentos.
‘GPS + GLONASS’ – O GLONASS (GLObal NAvigation Satellite System) foi criado pela Rússia em 1976. Utilizando essa opção tem como vantagem a maior precisão de posicionamento (já́ que usa os satélites GPS e os satélites GLONASS – o que não ocorre com ‘Normal (Apenas GPS)’), consegue conexão com os satélites até́ 20% mais rápido, porém consome mais bateria (entre 10 e 20%). A rede GLONASS conta com 24 satélites em órbita.
Não disponível em todos os equipamentos.
‘GPS + GALILEO’, – O GALILEO criado pela União Europeia em 2016, dispõe de maior precisão e conta com 18 satélites. Precisão e consumo de bateria equivalentes ao ‘GPS + GLONASS’ (a não ser que você esteja remando na Europa).
Não disponível em todos os equipamentos.
‘ULTRATAC’ – Recomendado para atividades longas, pois desliga o modo ‘Normal (Apenas GPS)’ de tempos em tempos para poupar a carga da bateria. Quando o GPS está desligado, o dispositivo utiliza o acelerômetro para calcular a velocidade e a distância. A precisão sobre a velocidade, distância e trajetos é reduzida com essa configuração, porém, a bateria tem uma maior duração.
( Função disponível nos modelos da marca Garmin)
Em ‘Ultratec’, a precisão dos dados melhora depois de realizar algumas remadas com o GPS ligado.
Não disponível em todos os equipamentos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Temos o que é chamado de ‘Triangulação’. Essa é a forma que os satélites te acham.
Curiosidades:
No Brasil, o primeiro receptor GPS foi utilizado em 1992. Inicialmente ele era usado para rastrear caminhões com cargas valiosas;
Que Apenas em 2000 o sinal dos satélites de GPS foi liberado ao uso civil. Antes, os EUA impunham uma “disponibilidade seletiva” que impossibilitava o uso civil do sinal com uma precisão menor que 90 metros;
No interior dos satélites, há relógios atômicos de uma precisão enorme. Eles atrasam 1 segundo a cada 100 mil anos;
Apesar do sinal dos satélites funcionarem em todo o globo terrestre, há dois países que não permitem a utilização do seu sinal em seus territórios: Coreia do Norte e a Síria;
Até em 2009, no território do Egito também era proibido o uso do sinal.
Aplicaçao de canoagem para relógios Garmin.
O aplicativo fornece dados sobre a sua tecnica de canoagem.
http://canoeingapp.carpente.es/