Quarta-feira, Novembro 27, 2024

Apoio

InícioCanoa HavaianaCatalina Crossing, os Grand Marshal que fizeram história

Catalina Crossing, os Grand Marshal que fizeram história

Inúmeros artigos foram escritos sobre a história da Catalina Crossing, a segunda corrida de canoa outrigger mais antiga ainda existente, mas não muitos sobre os famosos Grand Marshal que lideraram a corrida ao longo dos anos.

Quando Albert “Toots” Minvielle fundou a corrida em 1959, ele pensou em fazer uma homenagem ao Havaí, sua cultura e o amor de seus habitantes pelas atividades oceânicas.

Qual a melhor maneira de fazer isso do que com uma corrida de canoa havaiana? Usando o recente formado estado do Havaí como ferramenta de marketing, ele solicitou a seu mentor e já famoso amigo, Duke Kahanamoku, para se tornar o primeiro Grande Marshal da corrida.

Kahanamoku, com suas seis medalhas olímpicas de natação e suas performances no surfe que o tornou mundialmente conhecido, foi a escolha perfeita para liderar o primeiro Cruzamento de Catalina.

Outro notável Grande Marechal, e talvez o mais surpreendente, foi o amigo de Kahanamoku – John “The Duke” Wayne. Em 1971, “The Duke” usou seu famoso barco da Marinha de 136 pés, denominado “Wild Goose” como o navio líder da corrida. Muitas histórias dessas façanhas são narradas na colorida história da cidade. Duke e “The Duke” haviam feito filmes juntos, compartilhavam o amor pela Costa do Condado de Orange e o amor pelas atividades marítimas.

Em 1972, o ator / comediante / músico Dick Smothers assumiu o cargo de Grande Marechal.

Dick e seu irmão Tom ficaram famosos por apresentar “The Smothers Brothers Comedy Hour”, um programa de variedades popular no final dos anos 1960. O navio de Smother também foi usado como o navio Commodore que carregava espectadores extras para Avalon.

Outro notável Grande Marshal veio quando John Rader, co-fundador da Offshore Canoe Club, tornou-se o promotor da corrida de Catalina. Em 1982, Rader trouxe Betty Cooke, a primeira mulher a competir em lancha offshore de alto desempenho. Além de ser um campeão mundial e piloto de lancha altamente condecorado, Cooke era uma designer e construtora de barcos. Cooke, também abriu seu hangar para os construtores desenvolverem uma canoa de 15 metros de comprimento para todos os clubes da associação.

Sem descansar sobre os louros da vitória, Rader escolheu o ator Buddy Ebsen de “The Beverly Hillbillies” e de “Breakfast at Tiffany’s” como Grande Marechal de 1983. As longas décadas de carreira de Ebsen no cinema e na TV estão bem documentadas, mas poucos sabem que ele foi um ávido marinheiro e construtor de barcos. Seu catamarã de 36 pés “Polynesian Concept” foi um dos primeiros barcos a usar o efeito sanduíche para criar embarcações leves, porém fortes.

A lista de famosos Grand Marshal vai de proprietários de cervejarias, iates notáveis, magnatas do comércio local e líderes governamentais. Sua experiência como diretor e promotor de corridas foi construída sobre o sonho de “Toots” Minvielle de expandir este esporte pelo mundo.

Fonte: Cross Paddler

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa