Capitão ou capitaneado? – Devido ao grande crescimento da canoa havaiana em todos os locais do Brasil, a palavra que mais escutamos quando chegamos em um clube é “Capitão “, pois este é o codinome que damos ao dono da base ou aquele que é responsável pela embarcação.
Mas realmente será que todos os que tem esta nomenclatura podem se dizer capitães? Digo isso, pois ser um capitão, existe uma longa jornada, onde envolve, amadurecimento, conhecimento de causa e muita responsabilidade, pois quando saímos com uma canoa com outras vidas a bordo, somos responsáveis tanto pela boa experiência, quanto para algum incidente. E neste ponto que venho alertar, será que todos os capitães estão preparados para situações de risco no meio aquático? Na minha opinião com o grande crescimento do esporte, muita gente viu a oportunidade de ter uma remuneração e esqueceu a questão de preparo e conhecimento. Claro que dentro destas situações, o conhecimento de causa é um grande diferencial, mas ele tem que vir acompanhado do conhecimento técnico também.
Você vê um piloto de avião que para se tornar um mestre em aviação precisa de 10 mil horas de voo e ainda todos os anos fazer curso de reciclagem, para aprimorar seus conhecimentos. Deixo aqui a dica para todos que se tornam capitães de suas bases que façam curso referente ao meio aquático. Um capitão de base no mínimo na minha opinião tem que ter muitas horas de experiência na água, um arrais amador para ter ideia do trânsito aquaviário, e também ter um curso com certificado de primeiros socorros. Profissionalismo e responsabilidade são as peças chaves para o sucesso tanto do seu negócio quanto para o desenvolvimento do nosso esporte.
Mahalo!
Siga nosso canal no Instagram: