Foi realizado no último dia 16 de outubro, nas ondas de Itaúna em Saquarema, o primeiro encontro do Brasil, de canoas havaianas oc4surf.
A principal característica desse evento que, apesar de ter o molde dos campeonatos de surf (com baterias e critérios de julgamento) é que seguiu e foi adaptado do puro aloha Spirit usado no Buffalo Contest que acontece em Makaha, Hawaii.
O que mais pesou na disputa entre as equipes foi a alegria, o companheirismo e a participação do público. “A competição não pode ser maior que a alegria dos competidores” (Amendoim Matero) @amatero.
No briefing realizado na noite anterior, graças ao amigo @brucekamhonk, entramos em contato direto (via live) com o Matero em Maui, que com muita alegria, humildade e satisfação, nos ajudou a desenhar o rumo que deveríamos tomar. Uma vez que, desde a formação do grupo, essa era a ideologia que gostaríamos de impor no nosso evento. Nada mais perfeito.
O evento teve a organização do grupo @oc4surfbrasil, e como foi realizado em Saquarema, teve a gerência do @kanaloavaasaquarema e seu gestor Wagner Cataldo.
O evento teve o apoio da @prefeituradesaquarema através da Secretaria de Turismo. A parceria incondicional da Associação de Surf de Saquarema, e o patrocínio do Kanaloa Vaa Saquarema e @sgatoyota, que juntas uniram forças e conseguiram realizar algo inédito no cenário de eventos, a valorização dos atletas e do público presente, de forma que, todos os custos de transporte e hospedagem para as equipes foram pagos, bem como o material publicitário do evento e o café da manhã para todos os presentes no evento, foi gratuito.
Esse evento tem como filosofia, a alegria, a família, a ação da gratidão para com o próximo e o amor pelo mar. Um brinde a vida e a existência.
Portanto, não há perdedores, não tem pódio, medalhas, troféus ou ranking. Somos todos vencedores.
De forma que os vencedores simbólicos foram:
1- CPP BR
2-KANALOA VAA SAQUAREMA
3- OHANA 4FUN
4- MAKAHA BÚZIOS 2
“Gostaria de ressaltar que por pior que estivesse as condições do tempo para o dia, o evento foi perfeito”, relatou Wagner capitão do Kanaloa Va’a Saquarema.
Contrariando a previsão de muita chuva, dos maiores sites do mundo, o dia ficou perfeito. Calor com nuvens. Ondas perfeitas de até 1 metro, com uma enorme vala entre as esquerdas e direitas que quebravam, carinhosamente, alisadas pelo vento nordeste (terral).
Não houve sequer um acidente. A galera do leme esbanjou técnica e talento no comando das canoas e suas equipes.
A segurança perfeita da guarda municipal marítima de saquarema, com o apoio do jet-ski deu a confiança necessária aos competidores.
Ano que vem tem mais!! Mahalo Nui!
A fotografa Marianna Rosa captou registros alucinantes deste dia perfeito de altas ondas, muito surf e confraternização.