A 19ª edição do Rio Va’a contou com um bom público, uma ótima organização, e um show de remada proporcionado por atletas de todos os cantos do Brasil.
Mesmo em tempos de pandemia e com uma grande pressão do Estado para a não realização de eventos, a organização do Rio Va’a cumpriu todos os protocolos de segurança relacionados ao COVID-19. Por conta da pandemia a largada este ano foi na água e também não houve estrutura em terra o briefing foi todo virtual. Com um ano tão atípico e com quase nenhuma competição, um evento desta magnitude levanta a bandeira do nosso esporte e mostra que com organização e responsabilidade é possível sim, realizar eventos outdoor.
A largada e chegada na praia da Urca os atletas tiveram como cenário o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Este ano a condição estava bem tranquila, mar calmo e pouco vento, proporcionaram um verdadeiro show de técnica e força dos atletas.
Na categoria OC 6 Open, a equipe He’e Nalu Roots Clube, largou bem e travou uma disputa com a equipe Rio Va’a nos primeiros quilômetros da prova, mas com uma boa navegação conseguiram abrir vantagem e venceram. Na segunda colocação a equipe de Brasília remou forte, e por muito tempo brigou com a equipe Rio Va’a por posições, mas após o segundo trecho do percurso conseguiu abrir uma vantagem que se manteve até o final. Na terceira colocação ficou a equipe Rio Va’a para fechar os três primeiros colocados.
Na categoria OC6 Open Feminino a grande campeã foi a equipe Mana Brasil, seguida pela equipe Kahu, na terceira colocação ficou a equipe Clube Náutico de Cabo Frio.
Confira todos os resultados abaixo: