Canoa Havaiana – Dica número 1: conhecer o local da prática e os condutores da atividade
Antes de iniciar a prática regular em canoa polinésia, procure saber qual é o objetivo do clube ou da base onde se pretende praticar pois, isso poderá indicar as qualificações do profissional responsável pela atividade.
Atualmente no Brasil a oferta de atividades em canoa polinésia aumentou significativamente. Diversos municípios dispõem de diferentes clubes, escolas ou bases de remo onde se pode praticar de forma regular a VA’A. Às vezes é possível encontrar mais de uma base na mesma praia, lago ou lagoa o que possibilita ao praticante escolher o local que mais lhe agrada e atenda as suas expectativas.
Quais objetivos um clube pode ter com a prática da VA’A?
– Aulas orientadas para o lazer e/ou saúde
– Passeios e expedições
– Trabalho corporativo
– Treinamento para competições
Conhecendo qual é o ramo ou com quais vertentes o clube ou a base trabalha o praticante deve atentar-se para algo muito importante: o (s) profissional (s) que irá conduzir a sua atividade.
Em primeiro lugar, busque saber qual é a experiência em guiar (lemear) a canoa. Um bom condutor deve dominar a embarcação e para isso, o tempo de experiência na prática pode ajudar muito, assim como as experiências adquiridas, como ter sido atleta ou ex-atleta, técnico, árbitro, etc. Uma qualificação que agrega muito são as habilitações náuticas (Arrais, Mestre, Capitão, etc.), pois, para possui-las, a pessoa habilitada deve conhecer as regras/leis de navegação.
Outro aspecto é identificar se o condutor conhece bem o local e seus detalhes como: ondulações predominantes, bancos de areia, parcéis, geografia das costeiras, galhos submersos, trânsito de outras embarcações, distância entre margens em rios, represas e lagos. Sabendo o que pode encontrar na remada, o condutor pode evitar certos riscos ou, em casos de emergência, sabe para onde ir e como guiar de forma segura a canoa.
Se, o remador deseja praticar de forma regular, com a orientação voltada para a saúde ou lazer, ajuda muito se o clube ou base contar com profissionais de Educação Física. Isso porque, na graduação são trabalhados conhecimentos específicos (tais como didática, pedagogia, anatomia, fisiologia, treinamento, dentre outros), que podem proporcionar uma prática muito bem orientada.
Lembre-se ao escolher onde e com quem praticar, você está colocando nas mãos do profissional a sua segurança, por isso é importante fazê-lo com consciência!
Já sabe onde praticar? Então, confira as próximas dicas nas quais falaremos equipamentos, procedimentos e muito mais!
Por Nany Lima