O Mundial de canoa havaiana será realizado no Rio de Janeiro e a proposta do Brasil foi aceita após processo de escolha por parte da IVF. Esclarecemos que o formato de escolha da IVF é diferente de outros eventos como por exemplo o Pan-americano e Sulamericano.
Para exemplificar, a CBVa’a ganhou o direito de realização do Panamericano no Brasil, tendo como responsabilidade, escolher a empresa produtora, via processo de edital, com itens qualificatórios definidos por uma comissão interna.
Já no processo para o Mundial de Va’a Distance(Maratona), a FCHERJ, através de sua Diretoria, buscou entender o processo seletivo e prazos para candidatura, desmonstrando para CBVa’a seu interesse em concorrer à vaga em disputa.
A FCHERJ, elaborou a proposta apresentada para IVF, e também foi responsável pelo vídeo promocional da candidatura.
Reiteramos então, que a decisão de realização do Mundial é exclusiva da IVF, através de processo seletivo próprio, com proposta que atenda às exigências pré-determinadas pelo órgão internacional.
Coube a CBVa’a auxiliar na inserção do pedido de candidatura e acompanhamento no processo de escolha pela IVF.
A CBVa’a cumpriu seu papel de apoio as entididades federativas e apoiará qualquer entidade filiada que tenha interesse em sediar eventos e torneios de interesse nacional para o desenvolvimento e fortalecimento da modalidade.
O momento é de celebração e de entendimento que um evento de tal importância, é fruto do trabalho e dedicação de inúmeros colaboradores que desde a inserção da va’a no Brasil dedicaram seu tempo de forma voluntaria para organizar a modalidade. Este evento é de todos os atores da comunidade da va’a; atletas, dirigentes, donos de clube , fabricantes e apoiadores da modalidade.