Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Apoio

InícioCanoa HavaianaBertioga Paddle Club garante o bicampeonato na 20ª Volta à Ilha de...

Bertioga Paddle Club garante o bicampeonato na 20ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana

Na prova considerada a mais técnica desde a sua criação, pelas condições enfrentadas, a equipe Bertioga Paddle Club garantiu o bicampeonato na 20ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana, neste sábado (25). A tradicional disputa com 75 quilômetros de remadas em mar, rio e no Porto do Santos contou com 23 canoas competindo, numa disputa de nível elevado.

A largada e chegada foram na Praia da Aparecida, em Santos, e os competidores remaram no sentido anti-horário, primeiro no mar, depois no Canal de Bertioga, até a Base Aérea, seguindo pelo Porto de Santos para completarem o percurso. No total, cerca de 600 pessoas estiveram envolvidas no evento, entre remadores (nove em cada equipe, apoios, staffs, organização e entidades oficiais), reunindo 42 barcos acompanhando as canoas. A cada chegada, muita festa na areia, tanto dos atletas quanto do público, reconhecendo o esforço feito num desafio que exige estratégia e muito preparo físico e psicológico. “

Depois de enfrentarem os 40 km de mar, com muita ondulação de sul, calor e vento, que garantiram muito downwind e até ondas surfadas, e um trecho duríssimo no Canal de Bertioga, com maré contra, mesmo cenário no Porto, os bicampeões terminaram o percurso em 6 horas 21 minutos e 24 segundos, quase 30 minutos à frente da Brucutus, a única equipe a ter competindo nas 20 edições e que, novamente, garantiu dobradinha para Bertioga, desta vez competindo com formação master (40 anos ou mais), com 6h49min50s.

O terceiro lugar ficou com a Sampa Canoe Club, time da capital, da categoria 50+, que perdeu o vice-campeonato no trecho final da prova, chegando logo atrás, com 6h52min17s. Do segundo ao sexto lugar, a disputa foi acirrada e a diferença pequena entre as canoas. Na categoria mista (três homens e três mulheres), a Canoa Para Todos, de São Sebastião, foi a melhor, na excelente sexta colocação geral, com 6h56min11s. Destaque também para a única equipe 60+, a Guapuruvu, mais uma de São Sebastião, que terminou em 16º lugar, com 7h52min46s.

LIDERANÇA – Na prova, os bicampeões lideraram desde os primeiros metros, já abrindo larga vantagem logo nos primeiros quilômetros e foram ampliando a diferença, sobretudo com a habilidade do leme feito por Marinho Cavaco, que conhece muito bem as condições do mar.

“Vitória emocionante, uma prova alucinante, principalmente a parte de mar. Foi vento e onda a favor, surfamos demais. Quando entramos no Canal de Bertioga, que a previsão era estar a favor, pegamos contra o tempo todo. A equipe estava bem e tivemos o Marinho, que manja muito desse mar e onda de surf”, vibrou o capitão da equipe, Renato Inácio Santos, o Big, que junto com Marinho, remou com Cristiano Rossoni, Icaro dos Santos, Ricardo Vieira, Douglas de Freitas, José Marcos Mendes Filho, Jorge Bita da Silva e Tiago Aguiar.

Marinho também festejou o bicampeonato, destacou o elevado nível técnico e a organização da prova. “Fazia tempo que não remava uma Volta nessas condições. Foi bem técnica, o canal inteiro contra. Todo mundo que terminou está de parabéns e quero agradecer a nossa equipe. Sem o motor, a gente não anda. Conseguimos aproveitar a ondulação e foi a parte mais excitante, surfamos. E no final aquela dureza. Isso tudo engrandece e eleva o nível da prova. Parabéns organizadores, porque deu tudo certo”, disse o remador.

Único atleta a ter disputado todas as 20 edições da Volta à Ilha de Santo Amaro, Everdan Riesco, capitão da Brucutus, ficou emocionado com mais uma prova concluída. “Essa é uma marca pessoal minha e espero que incentiva outros a darem continuidade. São 23 anos de canoa, de Brucutus. Começamos novos, o tempo passou e a equipe foi ficando mais velha. Fomos na 40+ e fizemos dobradinha de novo de Bertioga”, comemorou.

“A prova foi difícil e garantimos o segundo lugar apenas no final. Fomos entrando na disputa, não deixando a disputa entrar em você. Fomos tranquilos, o mar ajudou em alguns momentos, mas não nos empolgamos porque tinha a parte dura do rio e conseguimos seguir firmes. Quero homenagear meu amigo Jair Isaias, que nos deixou na sexta-feira e era um grande incentivador”, complementou emocionado Riesco.

2024 – O idealizador do evento, Fábio Paiva, um dos maiores entusiastas da modalidade no Brasil e responsável pela primeira canoa no País, falou com satisfação de mais uma edição concluída e já projeta a competição para 2024. “Foi sensacional, considero essa edição marcante. Uma prova muito técnica, talvez a mais dentro todas até hoje. As equipes tiveram várias dificuldades e souberam lidar com os imprevistos. As equipes que completaram são diferenciadas. Animadas e competem para se desafiarem”, falou.

Volta a Ilha de Santo Amaro – Fotos: Ivan Storti

“Santos é a única cidade do Brasil que tem o seu dia municipal da canoa havaiana, sempre comemorado no dia da Volta à Ilha. É um evento que está no calendário do município. Este ano homenageamos o Projeto Kaora, que cuida de mulheres com câncer usando a canoa havaiana e conta com 120 beneficiadas, tudo gratuitamente. Em 2024 não queremos nos preocupar com quantidade de canoas. Vamos abrir janela de inscrições para equipes que já participaram da prova e mais umas quatro novatas. Dessa forma temos um domínio maior da prova”, contou Paiva.

A 20ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana teve o patrocínio de DP World, através do Promifae/Semes, e copatrocínio da Consigaz e Opium Hightec Caiaques e Canoas. Apoios: Panificadora Rainha da Barra, Nine Wear, Slots Company, Baraçaí, Secretaria Municipal de Esportes de Santos/Prefeitura de Santos, Comfort Hotel Santos, TV Tribuna e FMA Notícias. Organização da Canoa Brasil, com supervisão da Abracha – Associação Brasileira de Canoa Havaiana.

Mais informações e resultados completos do evento no Instagram @voltaailhasantoamaro.

Por: Fábio Maradei

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa