Terça-feira, Novembro 26, 2024

Apoio

InícioCanoa HavaianaAtletas de Brasília fazem bonito no Va’a Velocidade: 80 vão para o...

Atletas de Brasília fazem bonito no Va’a Velocidade: 80 vão para o mundial

Times de todas as categorias conquistaram vagas para o Mundial de Sprint, que ocorre no ano que vem, no Havaí, de acordo com a Federação Brasiliense de Va’a

Terminou neste domingo (8/10) o Campeonato Brasileiro de Va’a Velocidade, competição que serviu como seletiva para o Mundial de Sprint, no Havaí, em 2024. O torneio foi disputado no Lago Paranoá, ao lado da Ponte das Garças, e contou com a participação de atletas de oito estados do país.

Desde a sexta-feira (6/10), 732 competidores participaram de mais de 200 provas eliminatórias, em busca do título nacional, além de uma vaga para o Havaí. A delegação do Distrito Federal, que contou com 213 atletas, foi a segunda maior do campeonato, desses, 80 atletas do DF se classificaram para o mundial. “Foi um grande salto e uma evolução do nosso esporte”, comemorou a presidente da Federação Brasiliense de Va’a (Febvaa), Luciana Sampaio.

Ela destacou que os atletas de Brasília tiveram força para competir com estados que são potências na modalidade, como Rio de Janeiro e São Paulo. “A gente tem alguns atletas que estão no top 10 do mundo e tivemos excelentes resultados. Conseguimos classificar times em todas as categorias”, ressaltou.

Professor do Clube de Remada Kaluanã e atleta da Va’a Brasília, Rafael Maia ficou quintuplamente feliz neste domingo (8/10). Foram duas vagas com a Va’a Brasília e outras três com o Clube de Remada Kaluanã. “A sensação por essa conquista pelo clube é gratificante e engrandecedor. É a primeira vez que os alunos conseguem se classificar para um mundial. Fico muito orgulhoso, como professor dessa turma”, descreveu.

Brasília forte no cenário

Secretário de esporte e lazer do DF, Julio Cesar Ribeiro marcou presença no encerramento da competição e disse estar feliz com o resultado. “Brasília está demonstrando para o Brasil e o mundo que tem condições de receber grandes eventos. O Lago Paranoá é uma fonte de riqueza que nós temos e isso ficou provado neste evento”, elogiou.

O Campeonato Brasileiro de Va’a Velocidade reuniu competidores jovens e experientes, de 11 a 82 anos. Ao todo, foram 732 atletas — 370 mulheres e 362 homens — de oito estados do país.

Fonte:Arthur Souza – Correio Braziliense

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa