Atleta rema 90km no stop na Bahia – O guarda vidas e atleta de canoa havaiana Mauricio Oliveira, realizou um ultradesfio remando 90 km em condições super desafiadoras na Bahia. Nossa redação Bateu um papo com o atleta para entender mais sobre esta ultra remada, confira a entrevista abaixo:
Remar 90 km é um grande desafio, como surgiu a ideia da remada ?
Era um sonho antigo, sempre quis fazer algo fora do comum e que testasse os meus limites. Fiz o desafio 60km de OC1 e ao final sentia que podia ir mais longe!!!
Conversando com o Coordenador de canoagem do Yacht Clube da Bahia, Danilo Guimarães, enxergamos a possibilidade de fazer algo único no Brasill.
O yacht é pioneiro em organizar provas de longas distâncias, a ideia foi levada para a diretoria do clube que aprovou a realização do ultradesafio 90km.
A partir daí, foi só organizar a logística pessoal de percurso, hidratação, suplemento, staff, dia e hora para realizar esse meu sonho antigo
Qual foi a maior dificuldade que encontrou durante o percurso ?
É complicado determinar, pois desde a primeira remada já existia o fator psicológico de permanecer repetindo aquele movimento por aproximadamente 10 horas.
Por volta do 3km percebi que a força da maré vazante estava sendo confrontada com a força do vento e isso não mudaria muito até chegar na Barra de Cacha Pregos 30km.
Ao finalizar parte do percurso de 1/3 em 3h 30min existia uma diferença de 40 min em relação ao que tínhamos planejado, todo esse desgaste deveria ser calculado para traçarmos a estratégia para o 2/3 .
Navegar com a influência da água do rio fazia com que a remada ficasse mais “pesada”, a atenção com a biomecânica só aumentava, pois precisava me deslocar gastando o mínimo de energia e o mais rápido possível.
O sol era escaldante, o vento lateral não refrescava, o esforço se mantinha e numa condição difícil assim a desidratação poderia colocar tudo em risco.
Para evitar isso, fazia as paradas programadas e suplementava seguindo o protocolo do Dr. Fabrízio Silveira.
Com metade da prova sendo cumprida a confiança de que concluiria só fez aumentar, pude “aproveitar” mais do lindo percurso. Passei por diversas ilhas, verdadeiros paraísos escondidos, me via passando por ali em outra ocasião e isso me tranquilizava.
Com aproximadamente 60km passei por um ponto onde as correntes convergiam e a média de velocidade baixou muito, passando a exigir muito mais pressão na água. Os calos já incomodavam e fui me adaptando, pois sabia que o pior estava por vir.
Saindo de Itaparica já avistava Salvador e isso me revigorou, me senti “em casa”, no entanto o Upwind se mostrou.
Essa condição difícil já é uma velha conhecida dos navegantes daqui e toda a equipe já esperava. A playlist começou a tocar, as palavras de incentivo de Douglas e Danilo no megafone me faziam buscar mais motivação para vencer as ondas.
Permaneci por mais de 2h lutando contra as forças da natureza até chegar na rampa do Yacht Clube da Bahia.
Difícil foi conter as lágrimas diante de algo tão incrível.
E aí tem mais alguma desafio em mente?
Sim. Como disse DAVID GOGGINS “ Nunca é hora de parar “ . Estou muito feliz pela oportunidade de realizar esse Ultradesafio e sigo analisando rotas e previsões para algo novo e nunca feito. Fui o pioneiro no ultradesafio 90km, mas sei que em breve outros remadores vão se desafiar, quando isso acontecer já estarei planejando ir mais longe!!!
Além destes desafios, sabemos que você é um ótimo competidor, quais as principais competições vai participar este ano e como está a preparação ?
A próxima prova é o Desafio Yacht 60km ( Salvador x Morro ) uma prova que já está na 7• edição desafiando pessoas do Brasil inteiro e terei o privilégio de participar pela 5•. Posteriormente seguirei no foco dos campeonatos Estaduais, Brasileiros e o Molokabra ( o maior evento de Downwind do Brasil ).
Minha vida é totalmente ligada ao esporte. Sou ex-Fuzileiro Naval, Salva-vidas, atleta do Yacht Clube da Bahia, proprietário do HO’OHUI Canoe Club e graduando em Educação Física.
Eu mesmo faço periodização do meu treinamento dentro e fora d’água, ao longo da temporada os resultados vem aparecendo, conto com a estrutura favorável do Yacht Clube da Bahia e todo o suporte da equipe de treinadores. Esse time multidisciplinar não para por aí, o Centro de Performance Humana do Dr. Fabrízio Silveira está sempre presente e foi peça fundamental avaliando e controlando o melhor funcionamento do meu corpo.