Esta semana nosso editor Alex Araújo bateu um papo com o big rider, remador e expert em salvamentos aquáticos Alemão de Maresias. Paranaense criado em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, Alemão é hoje o piloto de segurança aquática mais reconhecido nas ondas mais impressionantes do planeta. E na semana passada durante um big swell na Laje da Besta, pode fazer o salvamento e resgate de um atleta de Va’a. Nesta matéria Alemão comenta sobre o resgate, e também dá dicas valiosas para aqueles que queiram se aventurar no mar, Confira:
Alemão estamos tendo alguns acidentes de canoa havaiana no Brasil, principalmente em dias de swell, qual sua visão sobre este assunto?
No meu ponto de vista, a canoa havaiana é um esporte que está crescendo muito no Brasil e devido a esse crescimento tem muita gente aparecendo com pouca experiência e pouco conhecimento de mar, pois não adianta só saber remar. Não adianta só saber montar a canoa é preciso ter conhecimento de oceano, para que você consiga conduzir a canoa de forma segura correta sem expor ao risco não só o capitão, ou o responsável, mas sim aqueles que são participando principalmente na oc6, como é uma canoa onde envolve seis pessoas num acidente você além de se comprometer, mas pode comprometer todo o conjunto.
Acho que falta um pouco mais de conhecimento direito de barco e não simplesmente sair remando sem rumo sem uma boa direção.
Você rema de canoa havaiana e de Stand up Paddle, poderia nos dar sua opinião o que você indispensável para a prática destes esportes?
O que é indispensável para a prática. Eu acho que obrigatoriamente todos devem usar coletes salva-vidas, porque a gente não sabe do condicionamento das pessoas que estão na canoa, durante uma remada, travessia ou um surfe de canoa. independente do condicionamento físico dos remadores a canoa pode virar bater na cabeça e machucar a pessoa.
O colete é indispensável nessa prática então recomendo que todos os praticantes principalmente os iniciantes tenham conhecimento de que o colete é fundamental para a segurança.
Você acha coerente uma pessoa com pouca experiência sair para remar em alto mar, ou se aventurar nas ondas com a canoa havaiana?
Eu acho que a pessoa tem que ter pelo menos uma carga horária de prática de treinamento, numa base que ela escolher, seja por facilidade, proximidade ou por algum amigo, e se dedicar para entender um pouco do mecanismo da canoa havaiana. Como ela funciona, a importância de cada um dos bancos e a importância da sua posição na canoa. Com este conhecimento, aí sim pode enfrentar qualquer situação seja um passeio num dia tranquilo, ou seja, uma aventura para surfar uma onda que todos tenham interesse.
Recentemente você fez um salvamento de um atleta de canoa havaiana em uma condição nada atípica na Laje da Besta, pode nos comentar como foi?
Foi uma situação que aconteceu muito rápido. A gente estava ali num grupo de elite do tow-in brasileiro. Algumas pessoas também surfando na remada e tinha alguns atletas de canoa havaiana ali da região da Urca, Flamengo. Ali é um local muito perigoso e que tem uma influência de correntes de maré muito forte, e num determinado momento uma série entrou atrapalhando alguns remadores, e um deles foi atingido por uma dessas ondas que estavam vindo mais para dentro do canal, e tomou um caldo, e ficou numa situação um pouco delicada.
Graças a Deus eu estava ali perto logo vi a cena fui ao seu resgate. Coloquei ele próximo a sua canoa ele um pouco assustado pela situação, meio desorientado devido ao caldo talvez a adrenalina do momento pegou a canoa e começou a montar, pois o iako estava meio torto. Ele conseguiu montar, e depois de deixei ele no outro jet-ski do outro amigo que estava ali, perto porque eu estava numa missão com um outro trabalho, dando suporte a outras pessoas, no final fiquei sabendo que ele se acalmou, conseguiu montar a canoa e voltou remando para sua base.
Como remador e atleta de big surf, qual sua visão sobre a questão segurança na prática da canoa havaiana?
A questão da segurança não só na canoa havaiana, como no stand up assim como no surf e no tow-in, deve ter alguns procedimentos básicos de segurança. Se eu me preparo para uma sessão de tow-in para surfar ondas grandes, eu não vou sair no mar de ressaca com o tanque de gasolina pela metade, tenho que precaver que alguma coisa pode acontecer.
Pode ser que eu tenha que exigir mais da embarcação, então vou ter um consumo maior de gasolina então preciso abastecer o Jet completamente para poder sair para qualquer ação um dia de ondas grandes. Se eu for surfar na remada não posso sair com uma prancha que já esteja trincada no meio, pois ela pode bater e quebrar a qualquer momento. No caso do jet-ski e do surfe de ondas grandes, a gente tem o colete salva-vidas que hoje na prática de canoa havaiana, ou de stand up paddle, também é indispensável. Tem muita gente iniciando nesses esportes sem conhecimento, e principalmente do conhecimento dos riscos. Então é muito importante que tenha os equipamentos indispensáveis de segurança um colete um apito uma bag para levar o celular para se uma coisa acontecer, você pode se comunicar com terra. Então algumas coisas são pouca, mas são muito importantes e muito relevantes para que você consiga se safar de uma situação inesperada que possa vir a acontecer.
Então quem está praticando aí não deixe de usar colete salva-vidas. Não deixe de levar o celular à prova d’água, para que você possa se comunicar caso de alguma emergência.
Deixe um recado para os novos remadores e para todos aqueles outros que queiram se aventurar no mar:
Vou deixar o recado, para todas as pessoas que se aventuram no mar em busca de diversão em busca de experiências independente da modalidade seja no tow-in, big surf, no surf de iniciantes em dia de ondas pequenas, na canoa havaiana e no stand up paddle. É muito importante checar seus equipamentos e deixar tudo adequado para que você possa pratica-lo com segurança. No caso da canoa havaiana se você vai se aventurar para remadas mais longas de longa distância é muito importante você verificar a amarração dos yakos e da ama, e ver se eles vão estar muito bem ajustados para aguentar a intensidade da navegação de quando você sai de uma e vai para o mar aberto.
A força das correntes, a força da maré, as ondulações e as ondas que você pode vir a surfar só de navegar as vagas podem comprometer o equipamento, e se ele não tiver adequadamente amarrado ou ajustado pode vir a se soltar e trazer problemas dificultando o retorno ou até a continuidade da navegação. Então é muito importante para todos que vão para o de stand up paddle ou de canoa havaiana. No caso do Stand Up Paddle sempre fazer o uso de leash, se possível estar sempre com um celular para qualquer eventualidade se comunicar com terra. Na canoa havaiana além do remo reserva, ter o colete salva-vidas e um GPS, para que você consiga navegar com segurança.
O mar é a maior força da natureza, tanto que nosso planeta são três quartos de água e um quarto de terra, então tem que ter muito respeito e muito cuidado quando a gente adentra o mar em busca de aventuras, expedições ou desafios. Lembrem-se, segurança acima de tudo!