Quinta-feira, Novembro 7, 2024

Apoio

InícioCanoa HavaianaA canoa encantada

A canoa encantada

Diz a lenda que um havaiano iniciou a construção de uma canoa com a madeira sagrada do Havaí, a madeira Koa. Ao terminar-lá retornou para junto de sua mulher, que há pouco dera à luz, lá permanecendo por alguns dias. Algum tempo depois, voltando à mata onde havia deixado a canoa, não mais a encontrou. Entristeceu-se e, pensativo, tentou imaginar o que ocorrera. Talvez a tivessem roubado, ou algum animal a tivesse destruído. Como poderia pescar agora?

Absorto, despertou com um ruído. Foi grande o seu espanto ao perceber que em sua direção movimentava-se lentamente, por si mesma, uma canoa, a mesma que ele construíra, agora com vida e olhos na proa. Talvez houvesse se transformado em um animal pensou. Entrou na canoa, ordenando-lhe que seguisse em direção ao lago. Assim que a canoa tocou a água, cobriu-se com muitos peixes, dos mais variados tipos, cores e tamanhos, que saltavam sem cessar da água para dentro da embarcação. Os primeiros, a própria canoa devorou, ficando no entanto a maior parte para o hawaiian. Para a sua mulher, maravilhada, ele falou apenas de um lugar ideal para a pesca, que houvera encontrado. Dias depois, retornando ao mesmo local, nada encontrou sob a frondosa árvore. Como por encanto a canoa surgiu novamente da mata, dirigindo-se ao lago e o fenômeno repetiu-se. O havaiano ambicioso recolheu rapidamente os peixes, sem deixar à canoa a sua parcela do alimento. Esta então, muito contrariada, acabou por devorar seu próprio dono.

Canoa é vida, alma e espírito

Embora uma canoa de canoa não signifique muito para muita das pessoas, nos enxergamos que a canoa de canoa não é apenas o esporte , mas um rico lembrete histórico de conhecer e respeitar o oceano. Nenhuma outra cultura na história tem uma existência tão forte e entrelaçada com o oceano.

Esta são umas de muitas lendas que envolve o mundo da canoa havaiana, o que podemos tirar de aprendizado é que como falamos sempre, a canoa tem alma, por isso é batizada, é um membro da família porque nos trás alegria e espirito de união quando estamos todos juntos remando na mesma sincronia.

Mahalo!

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa