5 dicas para você que costuma remar sozinho – Com o crescimento dos esportes aquáticos no Brasil, estamos vendo muitos remadores sejam de stand up paddle, canoa havaiana surfski ou outra embarcação sozinho pelas águas.
Treinar em companhia, além de ser bacana, também ajuda muito no desenvolvimento da competitividade. Porém sabemos que nos dias hoje a correria do dia a dia acaba deixando os horários bem puxados e acabamos treinando nas janelas que abrimos durante o dia.
Eu mesmo hoje, alio a vida de empresário, editor e atleta, com estas atribuições, o treino tem que ser na hora que dá literalmente. Nesta matéria deixo cinco toques importantes para você que na maioria das vezes sai para treinar sozinho.
1- Checar sempre seu equipamento antes da remada –
– Se for remar de SUP, checar: Quilha, Leash
– Se for remar de canoa: Checar sistema de leme, iacos, amarração no caso de V1
– Se for remar de Surfski – Checar sistema de leme e cabos
– Se for fazer remada longa, se possível leme um remo reserva
2- Capriche na hidratação e proteção solar
– Independente de quantos km for remar, é muito importante levar uma bolsa de hidratação e também fazer uso de um bom protetor solar.
– Se for fazer um treino longo, faça um cálculo de quanta água levar, e faça uso de barras ou um gel, pois isso ajuda muito na sua performance
3 – Consultar sistema de previsão de ondas, tempo, vento e maré
– Na maioria das vezes as pessoas acham que remar em represa é tranquilo, puro engano! Eu mesmo já tive várias situações bem complicadas nas represas Guarapiranga, Nazaré e Billings.Em várias condições já peguei ventos muitos mais fortes que no oceano que fez as represas parecem um mar revolto, por isso sempre cheque a condição de tempo e vento antes de sair para um treino.
– Se for remar no oceano, além de consultar tempo e vento, se faz preciso checar a previsão de swell e também a tábua de maré. Em relação a tábua de marés é muito importante, pois tem alguns picos que se comportam muito diferentes na virada da maré.
4 – Reforce a segurança
– Avise sempre uma pessoa em terra qual seu trajeto, tempo e previsão de chegada, pois isso faz toda a diferença caso você encontre algum imprevisto durante sua remada.
– Use o colete e leve um apito com você. Se possível levar um celular, que além de registrar um momento legal, e muitas das vezes marcar seu trajeto, pode ser de grande valia e uma situação de risco.
5- Não subestime nunca a natureza
– Por diversas vezes costumamos ver alguns incidentes devido a algumas pessoas subestimarem a natureza ou acharem que possuem muito conhecimento. O excesso de confiança, geralmente está acompanhado de imprudência.
– Nunca subestime as forças da natureza, sempre use esta força a seu favor, qualquer dúvida se vai conseguir ir e retornar em segurança, não vá.
– Se for para ter excesso que seja de segurança.
Mahalo!!