Depois de uma época onde distanciamento social foi obrigatório, os esportes outdoor ganharam cada vez mais praticantes, e modalidades como stand up paddle, canoa havaiana e outros derivados do remo estão sendo a principal opção.
Na contramão a atual crise que vive os outros segmentos do comércio, as fabricas e pessoas envolvidas com estas modalidades, veem um alto crescimento tanto nos interessados em iniciar a remar quanto a adquirir equipamentos.
Esta é uma boa oportunidade para todos, mas na questão segurança, isso pode se tornar muito perigoso, pois por ser um esporte de fácil acesso, as vezes o iniciante pode achar que pode entrar na água sozinho sem antes se informar com alguém mais experiente.
Indicamos a todos que queiram ingressar nestes esportes, que procurem profissionais e escolas habilitadas, pois desta forma, além de não se colocar em risco, você torna sua experiência muito mais proveitosa.
A seguir, confira dicas para evitar riscos durante a prática do esporte.
1) Iniciantes devem procurar um local onde não haja correnteza forte e no qual a superfície da água esteja mais lisa. Quanto mais tranquila for a água, mais segura fica a prática.
2) Utilize o equipamento adequado. O tipo de colete salva-vidas varia conforme o peso e altura do praticante. Em relação as pranchas de stand up paddle, o peso também pode influenciar bastante. No caso de embarcações como canoa e surf ski não tanto.
3) Use sempre o leash (a corda de segurança que une o praticante à prancha e outras embarcações).
4) Como em todo esporte aquático, é aconselhável saber nadar. Para garantir a segurança dos praticantes com menor afinidade com a água, é fundamental o uso de colete salva-vidas.
5) Procure orientação com um profissional capacitado. Com 15 minutos de aula teórica e contato com o equipamento, uma pessoa de habilidade média já consegue dar as primeiras remadas.
6) Informe-se sobre correntezas, ventos e características do local escolhido para pratica.
7) Nunca pratique a atividade em dias de chuva com relâmpagos e trovoadas.
8) Evite remar longe da costa sozinho.
9) Evite também remar entre banhistas. A prancha, canoa e o surfski são equipamentos grandes e, em uma colisão, pode machucar.
10) Nunca pratique em rotas de embarcação e áreas onde se praticam esportes motorizados.
11) Reme com a postura correta para não lesionar a coluna.
12) Informe-se sobre as condições de vento, maré e correnteza e possíveis perigos no local escolhido para praticar. Respeite os seus limites.
Alex Araújo é editor do site Paddle News e da Revista Paddle Mag, também é um dos precursores do SUP e canoa havaiana no Brasil, com vários títulos na modalidade, além de ser salva-vidas e formador de instrutores do curso de CBSUP (Confederação Brasileira de Stand Up Paddle).