Um remador fazendo a diferença na política – Givago Ribeiro é conhecido pelos seus feitos no esporte olímpico pela canoagem, iniciou a pratica em um projeto social na barragem do Campestre em Santa Maria (2001) e em pouco tempo (2003) já estava na seleção gaúcha (Caxias do Sul) e depois na seleção Brasileira em São Paulo (2005). Foi um dos principais atletas da canoagem Brasileira ao lado do seu irmão Gilvan Ribeiro, também remador e atleta Olímpico (Rio 2016).
Na canoagem representou o Brasil em cinco campeonatos mundiais, foi o número 10 do ranking mundial em 2009, conquistou diversos títulos nacionais e internacionais. Na carreira somam-se a passagem por mais de 20 países, agregando experiências, cultura e conhecimentos que lhe foram fundamentais para seu desenvolvimento em outras áreas além do esporte.
Givago dedicou-se a formação acadêmica por meio do Curso de Educação Física (Bacharelado), iniciada na UCS em Caxias do Sul e concluída na Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), além disso, é Pós-Graduando em Gestão de Projetos e Programas Sociais pela Universidade Estácio.
Protagonista no desenvolvimento de projetos de inclusão social por meio do esporte, há mais de 10 anos é voluntário em diversas ações esportivas para crianças e adolescentes em Santa Maria. Tem participação em ações e atividades voltadas a proteção ao meio ambiente e assistência social.
Givago Ribeiro hoje é vereador em Santa Maria-RS pelo PSDB, foi eleito com 1.309 votos, sendo o 2° vereador mais jovem dessa legislatura, foi eleito, em 2022, como Presidente de Câmara de Vereadores, sendo o 3º mais jovem da história.
Além da canoagem, Givago também se aventurou no Stand up Paddle, batemos um papo com o atleta, confira:
Qual foram as principais conquistas como atleta ?
Fui atleta de Canoagem Olímpica (velocidade) por 15 anos. Fiz parte da seleção Brasileira de 2005 até 2015. Ocupei a 10° posição do Ranking Mundial em 2009 no Canadá, representei o Brasil em 5 Campeonato Mundiais, conquistei duas medalhas de Bronze nos Jogos Pan Americanos no México em 2011, remando com o meu irmão no caiaque duplo (k2) e no quarteto (k4). Além disso, conquistei títulos Sul Americano, Pan Americano, Nacionais e Estaduais ao longo da carreira.
E as competições, ainda está na ativa ?
Não, apenas pratico canoagem, SUP e VAA por saúde e Lazer, participo de alguns eventos estaduais mas sem intenção de competir como fiz quando era profissional.
Você hoje está a frente da vice presidência da Federaçãode de Canoagem do estado, fale um pouco deste trabalho?
Na FGC sempre atuei nos bastidores para ajudar o nosso esporte a crescer, em 2024 decidi ir além e juntamente com Michel de Carli (presidente), ex atleta, colega de seleção Brasileira, montamos uma chapa que foi eleita para dirigir a Federação até 2028. Nosso intuito é inovar e implantar um sistema (método) que torne a canoagem auto-sustentável como é feito em clubes europeus e fazer com que a canoagem Olímpica Gaúcha volte a ser protagonista no cenário nacional e internacional como acontecia na época que éramos atletas.
Como pintou a ideia de entrar na política ?
Uma aposta que fiz com o prefeito de Santa Maria, se eu ganhasse a eleição a cidade passaria a ter novamente uma secretaria de Esportes com técnicos capacitados para fazer os esporte ser efetivamento uma politica pública para o desenvolvimento das pessoas, em especial das crianças e adolescentes. Venci a eleição, me tornei Vereador, fui também líder do governo e eleito um dos 3 vereadores mais jovens a se tornar presidente da Câmara de Santa Maria RS. Nosso município tem 300 mil habitantes, duas universidades, entre elas a Federal de Santa Maria e o segundo maior contingente militar do país. Assim, o esporte se tornou protágonista na rotina da cidade com diversos eventos, o maior projeto de esporte escolas do estado com 4 mil estudandes participando de mais de 15 modalidades esportivas. Pretendo seguir na política, penso que num futuro próximo posso concorrer ao cargo de Prefeito da cidade.
Neste sua nova posição, você acha que consegue fazer mais avanços com o esporte a região?
Com certeza, prova disso foi a aprovação do Projeto para construção de um parque na Orla da barragem que abastece a cidade, contemplando não só a canoagem mas também diversas modalidades que podem ser práticadas ao ar livre. Além disso, colocamos Santa maria no mapa das cidades brasileiras que realizam corridas de Maratona homologadas pelos órgãos de gestão do atletismo.
Quais os projetos que existem hoje de canoagem aí na região ?
Na associação de Esportes Náuticos tem o Programa Canoagem para Todos em parceria com a CBCa (confederação) onde fazem parte 4 projetos: > Remar Social: atendimento à crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos, matriculados em escolas públicas de Santa Maria
QUANDO: Segundas, Quartas e sexta a tarde na ASENA, a partir de março.
> Remar Olímpico: atendimento a atletas que buscam o desempenho físico na canoagem para competições de nível estadual, nacional e internacional
QUANDO: Segundas, Quartas e sexta a tarde na ASENA.
> Remar para Vida: atendimento ao Público Idoso, integrantes de grupos de convivência com atividade em Santa Maria
QUANDO: Quartas a tarde, mediante agendamento prévio com os grupos de terceira idade.
> Remar Rosa: atendimento exclusivo ao público feminino com atenção especial às mulheres que venceram o tratamento do Câncer de Mama, o projeto irá integrar o movimento ´´Remadoras Rosa do Brasil´´ que reúne bases de treinamento de canoagem na Canoa do Dragão em diversas regiões do país.
QUANDO: Encontros aos sábados de manhã, na sede náutica da ASENA a partir de março. Serão 20 vagas.