Os campeonatos mundiais de corrida oceânica da Federação Internacional de Canoagem de 2021 terão início neste fim de semana em Lanzarote, na Espanha, com mais de 200 atletas programados para participar
Muitos dos melhores atletas do mundo participarão dos quintos títulos mundiais da ICF, apesar das restrições de viagem e bloqueios da Covid impedindo alguns atletas de viajar. Os atuais campeões mundiais de 2019, Sean Rice da África do Sul e Danielle McKenzie da Nova Zelândia, estão entre os atletas que não puderam viajar para a Espanha.
O campo masculino incluirá dois campeões europeus e dois medalhistas de prata europeus, liderados pelo campeão de 2018 Esteban Medina da Espanha e companheiro de equipe e campeão de 2016 Walter Bouzan .
O campo feminino será liderado pela duas vezes campeã mundial de medalha de prata da África do Sul, Michelle Burn , e pelas medalhas de prata do campeonato europeu espanhol Amaia Osaba e Judit Verges Xifra .
Os dias de corrida para os campeonatos mundiais foram definidos para domingo, segunda e terça-feira, dependendo das condições. Haverá corridas nas divisões sênior, sub-23 e juniores para homens e mulheres.
Lanzarote acolheu a corrida de Surfski do Oceano Atlântico durante quatro anos consecutivos, de 2017 a 2020, atraindo regularmente os melhores remadores oceânicos do mundo.