A Federação Internacional de Canoagem lançou um novo programa de desenvolvimento na Guatemala com o objetivo de melhorar o nível de treinadores e oficiais técnicos na Canoagem Sprint em toda a América Central.
A primeira fase do programa começou na semana passada com a participação de treinadores e dirigentes técnicos da Guatemala, Belize, México e Honduras.
O curso de uma semana foi ministrado conjuntamente pelo técnico de Canoagem Sprint da ICF, Isaac Villa Santos, e pela vice-presidente da ICF, Cecilia Farias, em colaboração com a Federação Nacional de Remo e Canoagem da Guatemala.
Os participantes receberam aulas sobre como preparar um plano de treinamento antes de colocar em prática o que aprenderam em uma competição no final da semana, além de realizarem um exame escrito.
Houve 34 participantes na certificação de juízes nacionais, incluindo 23 da Guatemala, cinco de Honduras e Belize e um do México.
A Guatemala também esteve bem representada na certificação de treinadores com 10, juntamente com cinco de Belice, dois de Honduras e um do México.
A segunda fase do programa visa desenvolver treinadores e dirigentes técnicos do Panamá, El Salvador e Costa Rica.
“É muito importante lançar este programa de desenvolvimento na América Central”, disse o Dr. Farias.
“Os seminários são realizados a um nível muito elevado para dar aos treinadores e dirigentes técnicos todas as ferramentas para prepararem planos de treino.
“Continuaremos a executar o programa na América Central e há outros países em outras partes do mundo que exigem ações semelhantes.”
A Dra. Farias, que é a primeira vice-presidente mulher na história do ICF, também sublinhou a importância de proporcionar mais oportunidades às mulheres para assumirem o coaching.
“Tivemos seminários de coaching bem-sucedidos em muitos países ao redor do mundo, mas não há mulheres suficientes participando e isso é algo que me preocupa muito”, acrescentou o Dr. Farias.
“Estamos empenhados em criar oportunidades para as mulheres participarem nas nossas atividades, por isso é extremamente importante para nós continuarmos a incentivá-las a participar.”