Neste sábado enfrentando condições extremas, o remador Cyrril Derreumaux decidiu abortar momentaneamente a travessia da Califórnia até o Havaí.
Veja a declaração do atleta abaixo de como tudo aconteceu:
As condições deterioraram-se progressivamente até atingir ventos de 30-35 nós, rajadas a 45 nós, com ondas acimas dos 5 metros. Um problema com minha âncora marítima parecia claro.
Ao cair da noite, ficou claro que a situação não era sustentável: Incapacidade de comer, beber, dormir, me comunicar facilmente com minha equipe em terra. Com minha equipe de apoio em terra, relatamos a situação em que eu estava para a Guarda Costeira dos EUA para explorar em conjunto todas as opções possíveis.
Estando ainda muito perto de terra e considerando as condições meteorológicas em deterioração que poderiam ter tornado uma operação de resgate mais complexa e perigosa para todos os dias que viriam, tomei a difícil decisão de solicitar uma evacuação.
A operação de Busca e Resgate foi então montada muito rapidamente e fui içado naquela noite por volta da meia-noite pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, a quem agradeço por seu profissionalismo e eficiência.
Estou, pois, agora seguro, em terra, e estamos a estudar com a minha equipa de apoio, por um lado as soluções para recuperar o meu caiaque que está à deriva e, por outro, todos os cenários para o futuro.
Gostaria de agradecer a todos os que são apaixonados e acompanham está travessia no dia a dia. Eu sabia desde o início que seria uma missão difícil, e tenho certeza que também foi esse compromisso que o atraiu para o meu projeto. Toda a preparação para esta expedição foi feita sob o signo do controle de riscos e segurança, e é também esse controle que norteou minhas escolhas na noite passada.
Grandes alegrias surgem dos nossos desafios e da ambição que colocamos neles, e quando há grandes dificuldades é porque o desafio é grande!
O moral está bom, ainda tenho minha paixão por essa aventura intacta, e ainda estou determinado a fazer acontecer … Não vou desistir !!!
#A vida é uma aventura