Um remador aventureiro, e cidadão do mundo realiza travessia de kayak da Califórnia até o Havaí.
Nosso editor conversou com Cyril Derreumaux, atleta que vai partir dia 30 de maio para uma grande aventura, cruzando o pacífico saindo da Califórnia até o Hawaii.
Nascido na França, agora também cidadão americano, viajante do mundo, empresário e ávido aventureiro, Cyril Derreumaux já morou na França, Espanha, Inglaterra, Itália, Argentina, Brasil e Estados Unidos. Cyril fala 5 idiomas fluentemente. Caçador de aventuras desde a infância, Cyril viajou como mochileiro pelo mundo por um ano inteiro aos 25 anos.
Hoje o Cyril mora na Califórnia, onde instalou sua base há 12 anos. Windsurfer enquanto desde pequeno, ele nunca foi um estranho para o oceano. Na Califórnia conheceu a canoagem outrigger, surfski e remo.
Cyril Derreumaux é um ultra Atleta de Endurance, especializado em desportos náuticos: canoas de rio, canoas outrigger, surfskis e remo.
Expedições anteriores
Corrida em Outrigger Canoe na travessia Catalina (32 milhas, 3 vezes)
- Racing the Cal100 (uma corrida de canoa de 160 quilômetros no rio Sacramento)
- Corrida 3 vezes no Yukon River Quest (uma corrida de canoa de 444 milhas no Canadá), em 2012 em uma canoa de 6 homens, em 2018 em uma canoa de 4 homens e em 2019 em uma canoa de 2 homens.
- Racing the Moloka’i Hoe (uma corrida de 43 milhas entre Molokai e Oahu, 4 vezes, 15/11/2010)
- Remando no Pacífico da Califórnia ao Havaí em uma tripulação de 4 homens, 2.400 milhas, em 2016.
Sua maior aventura até o momento foi no verão de 2016, quando ele remou com sucesso através do Oceano Pacífico Central da Califórnia ao Havaí, como parte de uma tripulação de 4 homens, em uma expedição de pouco menos de 40 dias, onde ele e seus companheiros de equipe conquistaram o Recorde Mundial do Guinness pela a travessia mais rápida nessa distância.
Como vai ser o este desafio?
Durante a travessia do oceano, estarei sozinho, vivendo e remando sozinho por todo o caminho. Dito isto, toda a aventura não se concretizaria sem a ajuda de todas as pessoas que aceitaram intensificar-se e participar, de uma forma ou de outra, no processo.
Qual principal diferencial desta travessia?
Esta expedição será feita em um caiaque, não em um barco a remo. A diferença não é clara para todos, mas na verdade é importante. O caiaque é muito mais baixo para a água e qualquer onda pode inundar a embarcação. A cabine é muito menor, tornando os alojamentos muito mais desconfortáveis. Na história da travessia oceânica, houve 700 ou 800 travessias a remo oceânicas, onde houve menos de 10 travessias de caiaque oceânico.
Qual data para de saída e qual previsão de chegada no Havaí?
Em 30 maio de 2021, estarei deixando o litoral da Califórnia, e tudo dando certo, tenho a intenção de chegar ao Havaí cerca de 70 dias depois.
O site Paddle News será sua mídia de divulgação em língua portuguesa, explique como será esta interação com o público?
Com a ideia do editor Alex Araújo, vamos fazer um diário de bordo onde pretendo fazer um relato de bordo sobre a viagem, sempre enviando fotos e vídeos do meu trajeto. No planejamento esta também algumas ligações diretas via satélite, para poder atualizar os leitores do site. Muito legal fechar esta parceria com um site que valoriza tanto o conteúdo de segurança e notícias de qualidade, fora que eu conheço a história de aventura e de remo do editor “atleta”.
Confira o vídeo de Cyril testando seus equipamentos de localização e rádios:
Nesta sexta-feira às 20:00, Cyril bate um papo com Alex Araújo direto de seu barco para o Programa Paddle Extremo, no canal do Yotube do Paddle News.