Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Apoio

InícioCanoagemCircunavegação da Ilha Upaon-Açu - Atletas realizam travessia

Circunavegação da Ilha Upaon-Açu – Atletas realizam travessia

Circunavegação da Ilha Upaon-Açu – Fazer a Circunavegação da Ilha Upaon-Açu- mais conhecida como a Ilha do Amor, onde existe 4 cidades, a capital São Luis, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar(cidades da Grande São Luis) no Maranhão, é um desafio desejado por todos os praticantes de canoagem da Região, e até alguns de fora. A Ilha possui a 2ª maior variação de Maré do Mundo, e a questão de vazamento e enchimento da maré torna o desafio único, devido as dificuldades que este fenômeno natural traz para os praticantes da Canoagem oceânica, além dos ventos temporais, pedras, canais, bancos de areia, lama, e obvio o Sol das proximidades da Linha do Equador.

Circunavegação da Ilha Upaon-Açu
Lelivânia e Marcelo

Os remadores Marcelo Luz e Leilivânia Lima realizaram com sucesso a circunavegação da Ilha de Upaon-Açu.

A Circunavegação da Ilha de Upaon-Açu foi realizada em 29h10. Os preparativos começaram às 04h00 da madrugada do dia 20 de abril (sábado), com a organização dos equipamentos e alimentação. A dupla entrou na água às 5h15, saindo do Espigão Costeiro da Ponta da Areia. Confira abaixo o relato dos atletas:

“Ver o dia clarear na água é sempre um momento especial. Pra mim é o momento mais especial do dia” Leilivania Lima.

Circunavegação da Ilha Upaon-Açu
Circunavegação da Ilha Upaon-Açu

O primeiro ponto de parada foi na Raposa, para hidratação, alimentação e esticar as pernas. Um trecho de banzeiros, que exige habilidades técnicas para o domínio do caiaque. Marcelo acostumado com rio, sempre enjoa no mar, pra isto faz uso de remédio pra enjoo durante as remadas, neste momento já estava enjoado, Seguiu-se até a ponta de Curupu onde no deparamos com o 1º desafio, longos bancos de areia, que foram contornados com remadas no raso onde fica muito mais pesado e cansativo, e até algumas transposições carregando o caiaque, e depois foi realizada a travessia para Ponta da Praia de Panaquatira, um trecho de barcos de pesca e de muitas pedras. A segunda parada para hidratação e alimentação aconteceu na Praia de Ponta Vermelha.

Circunavegação da Ilha Upaon-Açu
Circunavegação da Ilha Upaon-Açu

A terceira parada aconteceu no Cais de São José de Ribamar. Parada longa, de cerca de 1h, para alimentação e recuperação física.

No retorno para a água, a dupla passou por uma tempestade próximo da Praia do Catatiua, achando melhor parar e aguardar as condições melhorarem para não perder o equipamento, como aconteceu em tentativas passadas. Na primeira tentativa de Circunavegação, em junho de 2022, o trio que tinha entrado na água passou por uma tempestade próximo ao Estreito dos Mosquitos, em que o caiaque do Marcelo perdeu o leme e depois o integrante do terceiro caiaque quebrou o remo.

“Tivemos que aportar e refazer os cálculos. Decidimos voltar para água quando as condições melhoraram seguimos até Guarapiranga, onde paramos para reposição de alimentos com a equipe de apoio e aguardamos para seguir no melhor momento de maré” Marcelo Luz”

Pelas condições da maré, a dupla voltou para água 3h00 da madrugada, seguindo até a Ponte do Estreito dos Mosquitos, parada para o café da manhã.

A dupla fez uma parada ainda na Praia do Cajueiro. Depois seguiu direto para o destino final. A maré no canal foi favorável, contribuindo para marcas de 16km/h de velocidade, apesar das dificuldades técnicas de se passar pelos Portos do Itaqui e Vale.

“O trecho mais chato foi a travessia da Praia do Amor para o Espigão. O canal do Rio Anil atrapalha muito e o caiaque parece que não sai do lugar.”

A aventura se encerrou às 10h25 do dia 21 de abril, domingo. Todo o percurso foi realizado em 29h10 minutos. Uma grande realização para os dois e um desafio para os próximos remadores a tentarem fazer o percurso. Pensar agora como fazer abaixo das 24 horas!- “Leilivânia e Marcelo”

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa