A cidade sediará o Campeonato Brasileiro; são esperados mais de 380 atletas, entre eles as estrelas que disputaram os Jogos Olímpicos em Tóquio.
Todas as atenções do universo da Canoagem Brasileira estarão para Cascavel no Paraná, na próxima sexta-feira (03) começa o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem que será realizado no Lago Municipal Paulo Gorski, as competições irão até o domingo (05).
O evento contará com a presença de 380 atletas, de 38 clubes, de 12 estados, sendo eles Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e Piauí.
Também há a expectativa para a presença de Isaquias Queiroz, medalha de ouro no C1 1000 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, além dos medalhistas paralímpicos Fernando Rufino, Luis Carlos Cardoso e Giovane Vieira entre outros grandes nomes da Canoagem Velocidade e da Paracanoagem.
“Essa competição marca o retorno do calendário esportivo dessas nossas duas modalidades após a pandemia, a expectativa é grande por isso. Também por ser a primeira competição após Tóquio, porque vamos reunir vários atletas olímpicos e paralímpicos além dos canoístas da base, será um grande momento de festa para a canoagem. Além de tudo isso, é um desafio a mais depois da pandemia, sabemos que a pandemia não acabou e por isso vamos ter vários protocolos a serem respeitados”, explica Rafael Girotto, Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa.
O prefeito Leonaldo Paranhos enfatiza que Cascavel tem buscado a realização de eventos que tenham ligação com a cidade. “A canoagem é um desses eventos. Eu não estou falando apenas da pista que é uma referência, mas de material humano, de pessoas. Para nós não é apenas um evento, será um grande evento de canoagem por uma série de motivos. Pela nossa tradição, pela nossa pista, pelo momento que estamos vivendo e o esporte será uma ferramenta de saída da pandemia e início de retomada”, avalia.
A atleta cascavelense Ana Paula Vergutz, medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos em Lima 2019 e Toronto 2015, agradece o incentivo da atual gestão municipal que incentiva o fortalecimento da modalidade em Cascavel. “Hoje poder trazer, com toda essa estrutura, um campeonato brasileiro, maior evento da canoagem nacional, é muito gratificante. Para mim será uma honra poder remar em casa, fico muito feliz de ter essa oportunidade”, afirma.
O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Edson Queiroz, afirma que a competição beneficia toda a cidade. “Movimenta economia. A cidade ganha com isso quando se tem esse tipo de competição”, observa.
SERVIÇO
Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade
Local: Cascavel
Datas: 03 a 05 de dezembro
Horário das competições ainda dependem do aval área técnica, previsão inicial proposta é entre 9h até às 17h
Fonte:CGN