Cáceres já sediou alguns torneios por iniciativa particular, como a primeira Liga dos Caiaqueiros de Cáceres, realizada no final de 2020, organizada pelos Caiaqueiros do Pantanal.
Uma indicação aprovada na última Sessão Ordinária, no dia 9, solicita ao Executivo Municipal a inclusão da modalidade Pesca de Caiaque no 39º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe) de Cáceres, a ser realizado entre 13 e 17 de julho.
De autoria conjunta dos Vereadores Cézare Pastorello e Manga Rosa, a proposição traz no corpo de sua matéria dados sobre o crescimento da comunidade de “caiaqueiros” em Cáceres e no mundo.
O caiaquismo não só passou ileso à pandemia da Covid-19 e suas medidas de isolamento como ganhou praticantes, uma vez que sua prática é biologicamente segura em relação à infecção por acontecer em águas abertas.
Os Vereadores relatam que as vendas de caiaques explodiram nos últimos anos, tornando-se uma prática extremamente popular e que vem aumentando cada vez mais.
Cáceres já sediou alguns torneios por iniciativa particular, como a primeira Liga dos Caiaqueiros de Cáceres, realizada no final de 2020, organizada pelos Caiaqueiros do Pantanal.
Pastorello e Manga argumentam que, além do público certo local, o caiaque é uma embarcação fácil de transportar, e a inclusão da modalidade atrairá competidores de outras cidades e Estados, sendo certo o incentivo ao turismo local e à publicidade positiva do município.
Eles afirmam que, num raio de 300km (do Rio Guaporé, no Município de Vila Bela da Santíssima Trindade, até o Lago do Manso) há vários grupos de caiaques de pesca, o que torna extremamente viável a participação desses como uma modalidade a ser realizada no 39º FIPe.
Os Vereadores, certos de poderem contar com os caiaqueiros para auxiliar na organização do evento, também se colocam à disposição do Executivo.
Fonte: Cárceres Notícias