Sábado, Novembro 23, 2024

Apoio

InícioArte e MúsicaRemadas Sonoras - GANGgajang

Remadas Sonoras – GANGgajang

Ganggajang (denominado GANGgajang ) foi uma banda de pop rock australiana formada em 1984 que tocou muito nos auto-cassetes e walkmans da galera que era aficionadas por esportes radicais. Três dos fundadores são o vocalista Mark ‘Cal’ Callaghan (ex- Riptides) na guitarra e vocal principal, Chris Bailey no baixo e Graham ‘Buzz’ Bidstrup na bateria (ambos ex- The Angels). Logo se juntaram a eles Geoffrey Stapleton (ex-Aliens] nos teclados, guitarra e voz, e Robbie James na guitarra principal. Sua música mais popular, ” Sounds of Then “, também conhecida como “This Is Australia”, foi lançada em dezembro de 1985 e alcançou o pico no top 40 no Australian Kent Music Report Singles Chart.Anúncio da Coca-Cola e, em seguida, para a promoção de identificação de estação da Nine Network em 1996. Seu álbum mais vendido foi GANGgajang, lançado em novembro de 1985. Eles lançaram três outros álbuns de estúdio, Gang Again (as gangAGAIN) (1987), Lingo (1994) e Oceans and Deserts (2002).

MAIS SOBRE A HISTÓRIA D BANDA E SEUS SUCESSOS

Os fundadores do Gang Gajang (denominado GANGgajang), Chris Bailey, Graham ‘Buzz’ Bidstrup e Mark ‘Cal’ Callaghan já haviam sido membros de várias bandas. Bailey, no baixo e na voz, foi membro dos grupos de Adelaide, Tattered Sole e Red Angel Panic, antes de formar os rockeiros progressivos Headband em 1971 com Peter Beagley (mais tarde conhecido como Peter Head) no piano e vocais. Em 1974, Bailey se juntou ao Mount Lofty Rangers ao lado de Bon Scott (mais tarde no AC / DC ) nos vocais e Head.Em março de 1975, Bailey lançou um single solo, “Sunday Too Far Away”.Bidstrup tinha sido o baterista do Fahrenheit 451 em 1967, depois do Red Angel Panic (com Bailey) e estava em uma sucessão de grupos em meados da década de 1970. Em agosto de 1976, Bidstrup se juntou aos hard rockers de Adelaide, The Angels, ao lado do vocalista Doc Neeson . Em janeiro de 1977, Bailey também se juntou aos The Angels. Callaghan formou o The Grudge em 1977 em Brisbane com outros estudantes do Departamento de Arquitetura da Universidade de Queensland .The Grudge passou por uma sucessão de nomes (The Neon Steal, The Numbers) para se tornar The Riptides em 1979 com Callaghan nos vocais e guitarra.Em março de 1981, Bidstrup deixou os The Angels e Bailey em abril de 1982. Em 1982, Bidstrup se juntou aos The Party Boys em Sydney. Em janeiro de 1983, Riptides se separou e Callaghan estava em Sydney.Bidstrup e Callaghan trabalharam juntos em “Gimme Some Loving” e gravaram como uma demo em 1983.

Em 1984, Gang Gajang foi formado em Sydney, o nome é onomatopoeiac para o som de uma guitarra tocando um acorde alto. A banda cresceu a partir das composições e apresentações do trio Bailey, Bidstrup e Callaghan para a série de drama musical da ABC -TV Sweet and Sour (julho-agosto de 1984). Eles logo se juntaram a Geoffrey Stapleton (ex- The Aliens, Rat Tat Tat) na guitarra e no teclado. Mercury Records lançou a demo anterior “Gimme Some Loving” como um single em maio. Ele alcançou o top 40 no Australian Kent Music Report Singles Chart em novembro.

Para gravar seu álbum de estreia, GANGGajang , eles recrutaram Gordon Sullivan (dos Deckchairs Overboard , que também trabalhou em Sweet and Sour ) na guitarra solo; Kayellen Bee (também conhecida como Kay Bee), (que co-escreveu “The Heart Plays Tricks” como K Bidstrup com G Bidstrup e Callaghan para Sweet and Sour ) nos vocais e percussão; e Marilyn Delaney nos vocais e teclados. O álbum foi produzido por Joe Wissert (Earth, Wind & Fire, Helen Reddy, The J. Geils Band) com os membros da banda Bidstrup e Callaghan. Em agosto de 1985, durante os estágios iniciais de gravação do álbum, Robert James substituiu Sullivan na guitarra.

A estreia ao vivo do grupo foi no Mosman Hotel em março de 1985. A banda ganhou muitos seguidores na Austrália durante 1985, com o apoio da estação de rádio nacional, Triple J, e da série de TV de música pop, Countdown. Seu maior sucesso comercial veio em novembro com o lançamento de seu álbum de estreia autointitulado, que vendeu mais de 120.000 cópias. O LP incluiu o single de sucesso ” Sounds of Then (This Is Australia) “, bem como “House of Cards” e “Giver of Life”. “Sounds of Then” foi lançado em dezembro e alcançou o pico no top 40.

Em 1986, os membros do Gang Gajang, Callaghan, James e Stapleton se apresentaram com The Rock Party, um projeto de caridade iniciado pela The National Campaign Against Drug Abuse , que incluía muitos músicos australianos , Neil Finn , Eddie Rayner, Tim Finn , Nick Seymour e Paul Hester ( todos da Crowded House ); Andrew Barnum e Lissa Barnum ( Vitabeats ); Deborah Conway ( Do-Re-Mi ); Mary Azzopardi ( melancias ), Michael Barclay, Peter Blakeley , Jenny Morris , Danny De Costa, Greg Herbert (A Promessa), Spencer P Jones, Sean Kelly (Modelos ), John Kennedy, Paul Kelly , Robert Susz ( Dynamic Hepnotics ) e Rick Swinn ( The Venetians ). Em 1987, a música de Gang Gajang foi apresentada exclusivamente no filme de surf de Quiksilver Mad Wax . O filme se tornou um clássico cult do surf e apresentou a banda a um público mundial: Gang Gajang foi eleita a “Melhor Banda do Mundo” por dois anos consecutivos pela Association of Surfing Professionals . The Rock Party lançou um 12 “single” Everything to Live For “, que foi produzido por Wissert, Phil Rigger e Phil Beazley.

O grupo lançou seu segundo álbum, gangAGAIN , em 1987, após o qual vários membros seguiram projetos solo, embora a banda continuasse se apresentando irregularmente. Nos seis anos seguintes, Callaghan lançou um álbum solo, reformulou os Riptides e, em seguida, lançou um álbum ao vivo Resurface e um álbum de estúdio Wave Rock . Ele trabalhou como executivo para o extinto grupo Festival Records . Bidstrup tocou sessões, produziu álbuns e trilhas sonoras de filmes. Bailey trabalhou com vários artistas: Jimmy Barnes , Alannah Miles e Nathan Cavaleri . Stapleton viajou pela Austrália e Europa com Absent Friends e, em seguida, formou The Dukes com . James escreveu um livro, The Second Best Book of DisunderstandabilismSean Kelly e então gravou suas canções com Wendy Matthews .

Em 1993, Gang Gajang se reuniu novamente e gravou seu terceiro álbum, Lingo , sem Bee e Delaney – ambos haviam seguido carreiras na indústria cinematográfica. Gang Gajang juntou-se a Mark O’Connor nos teclados. O’Connor saiu logo depois e foi substituído por Mike Gubb nos teclados. O álbum foi lançado em maio de 1994 pela RooART e gerou três singles, “Hundreds of Languages”, “Talk to Me” e “Ordinary World” / “Future Days”.

Em 1995, os dois primeiros álbuns foram reembalados em The Essential (também conhecido como The Essential GANGgajang ). Em setembro-outubro, a banda fez uma turnê pelo Brasil pela primeira vez. Dez anos após seu lançamento, “Sounds of Then” se tornou mais conhecido pelos australianos quando foi usado em um comercial da Coca-Cola . Em 1996, a Nine Networkusou-o em sua promoção de identificação de estação. O grupo voltou ao Brasil para sua segunda turnê.

Gang Gajang tocou na Sydney Opera House e no Darling Harbour como parte das celebrações do Corroboree 2000 e durante os Jogos Olímpicos de 2000 a banda foi solicitada para apresentações em concertos em Sydney como parte do Festival de Artes Olímpicas. Em fevereiro de 2001 o grupo completou sua terceira turnê pelo Brasil.

Em outubro de 2002, eles lançaram seu quarto álbum de estúdio, Oceans and Deserts , que gerou os singles “Nomadsland”, “Anodyne Dream” e “Trust”, com aclamação da crítica e extenso airplay em toda a Austrália na rádio ABC. Cinco faixas continham backing vocals dos membros originais Kayellen Bee e Marilyn Delaney (também conhecida como Marilyn Sommer).

Em 2004, um concerto ao vivo com uma seleção de novas canções e alguns dos clássicos foi filmado para a série Live at the Basement da ABC. No final de 2006, seu DVD duplo, The Complete Gang Gajang, foi lançado. Apresentou videoclipes, performances ao vivo, entrevistas e um documentário de sua primeira turnê pelo Brasil.

Quando não estão tocando ou gravando juntos como Gang Gajang, cada membro da banda está envolvido em outros projetos: Callaghan foi gerente geral da Shock Music Publishing (2002–2007); em maio de 2007 foi nomeado gerente geral da Australian Music Publishing Association Limited (AMPAL). Em 2010, ele estava escrevendo canções para o próximo álbum de Gang Gajang – que deveria começar a gravar no início daquele ano. Bidstrup administrou a personalidade musical australiana, Jimmy Little , desde o lançamento do CD vencedor do prêmio ARIA de Little em 1999, The Messenger , e é diretor da Jimmy Little Foundation, cujo objetivo principal é melhorar a saúde dos indígenas australianos. Desde 2002 ele tocou com os The Angels reformados, incluindo turnês com eles.

Bailey trabalhou em uma variedade de culturas musicais em Sydney e produziu um álbum para o cantor e compositor Dave Debs. Bailey também tocou na banda ao vivo de Little e com The Angels de 2002 a 2012. Ele morreu no início de abril de 2013 após lutar contra um câncer na garganta.

James lançou dois álbuns solo Suzannah Suite (1999) e Secrets in the Sand (2006). Ele também foi membro do Yothu Yindi desde 2001 quando eles viajaram pelo Brasil com Gang Gajang. Ele compôs uma sinfonia clássica, e desde o início de 2010 estava escrevendo canções para seu próximo álbum solo e para o próximo álbum do GANGgajang, em seu estúdio em Brisbane.

Stapleton reside em Adelaide e preparou a sua exposição de pintura, intitulada “Oceans and Deserts”. Ele fez vários clipes de filmes para a banda e para outros, enquanto mantinha e desenvolvia o site da banda e escrevia novas canções.

Gang Gajang tem seguidores fora da Austrália, mas enquanto outros artistas têm sua maior base de fãs na Europa (especialmente na Escandinávia), Gang Gajang se tornou popular no Brasil. Para apresentações desde 2011, Jeff Harris (ex- Divinyls ) entrou na bateria enquanto Bidstrup trabalhava para a Jimmy Little Foundation. Em abril, o grupo se apresentou no 50º aniversário do Bells Beach Surf Classic . Em 4 de abril de 2013, Chris Bailey morreu de câncer na garganta , aos 62 anos.

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa