Esta semana trago para vocês está banda saudosista e que tem seus principais sucessos remetidos há uma época de ouro do surf music e também do esporte.
Lembro muito bem na década de 80 quando partíamos de Brasília do Guarujá para o até então pouco inexplorado litoral norte de São Paulo, as fitas do surf music pipocavam no rádio cassete, e o som do Australian Crawl era o preferido de todos na barca. Um tempo depois tive a oportunidade de acompanhar ao vivo o Hang Loose Pro Contest em 1986, feras de todo o mundo se reuniram nas areias da Praia da Joaquina, e o som da banda contagiava todos nos intervalos das baterias. Com o Realce uma joia dos programas voltados ao segmento surf, na sessão de clipes os sucessos da banda foram popularizados entre os jovens.
HISTÓRIA
A banda Australian Crawl foi formada no final do ano de 1978, na região de Mount Eliza, subúrbio de Melbourne, quando o líder da banda e pianista James Reyne e Simon Binks (guitarra) resolvem acabar com a banda Spiff Rouch e formar a banda juntamente com o guitarrista Brad Robinson, o baixista Paul Willians e o baterista David Reyne, este irmão mais novo de James Reyne, logo substituído por Bill McDonough, ex-integrante do grupo Loose Trousers.
A banda passou a fazer sucesso na região e atrair grande público em seus shows, onde despertou a atenção do produtor David Brings, ajudando a gravar o single Beautiful People/Man Crazy pela EMI Records.
Em 1980 a gravadora EMI resolve lançar no mercado o primeiro álbum da banda, The Boys Light Up. Embalado pelos sucessos de Beautiful People e The Boys Light Up, este disco acaba atingindo a quarta posição nas paradas de sucesso e fica por mais de 104 semanas nas paradas de sucesso. O disco acabou vendendo mais de 280 mil cópias, recebendo assim 4 discos de platina.
O álbum Sirocco, foi lançado no ano de 1981 e foi produzido por Peter Dawkins. Este disco atingiu a 1a. posição nas paradas de sucesso e possuía os sucessos Oh No, Not You Again e Errol. Tanto o nome do disco e a música Errol foram feitos em homenagem ao ator australiano Errol Flynn e também a seu primeiro barco que levava o nome do álbum. Depois de vários sucessos a banda lançou o álbum Sons of Beaches que foi gravado no Havaí e trazia sucessos como Runaway Girls e Shutdown, este álbum também foi um grande sucesso e ficou por muito tempo nas primeiras paradas australianas.
O último disco da banda foi Between a Rock and a Hard Place era um disco mais diversificado, com vários estilos e diferente da sonoridade dos outros discos da banda. Mas o novo disco acabou não agradando ao público e assim não repetiu o sucesso dos álbuns anteriores.
O último show da banda foi realizado no dia 27 de janeiro de 1986, e deste show mais tarde resultou no novo álbum The Final Wave. Este álbum ao vivo foi lançado em outubro do mesmo ano pela gravadora Freestyle/RCA.
AO VIVO
Em 1983 é lançado pela EMI o primeiro álbum ao vivo da banda Australian Crawl de nome Phalanx. Este disco foi lançado apenas para preencher um período em que a banda deixa de fazer gravações em estúdio e passa a realizar turnês. Com este álbum a banda atingiu a 4.ª posição nas paradas de sucesso.
ÁLBUNS
The Boys Light Up (1980)
Sirocco (1981)
Sons of Beaches (1982)
Semantics (1983)
Between a Rock and a Hard Place (1985)
ÁLBUNS AO VIVO
Phalanx (1983)
The Final Wave (1986)
ÁLBUNS (COLETÂNEA)
Crawl File (1984)
Acesse o canal no Youtube que é dedicado a banda e seus grandes sucessos!!