Quinta-feira, Novembro 7, 2024

Apoio

InícioCanoa HavaianaAtleta deficiente visual participa de evento na Califórnia

Atleta deficiente visual participa de evento na Califórnia

Atleta deficiente Skvarla competiu no evento HanoHano Ocean Challenge em Mission Bay.

Neste último sábado, Andrew e centenas de outros remadores de stand-up paddle, caiaques e canoas se alinham na praia de Missin Bay, San Diego, mas, ao contrário dos outros remadores, Andrew remou as 4,5 milhas do percurso sem o dom da visão.

“O que eu amo na canoagem é que quando você está na água é muito suave. Você não tem um motor movendo você para frente.”

Cego de nascença o atleta mergulhou de cabeça na comunidade da canoagem. Ele se juntou ao Projeto Makapo , uma organização que dá a pessoas com deficiência a chance de entrar na água e remar.

“Ele está conosco desde a adolescência”, diz RJ De Rama, Diretor Executivo do Projeto Makapo. “Ele é um atleta fenomenal e quer apenas tentar.”

Depois de perder a visão para o câncer, De Rama iniciou a organização para dar aos atletas a oportunidade de ter sucesso e aproveitar o meio liquido como forma de integração.

Atleta deficiente
Andrew em ação

“Para Andrew, como muitas outras pessoas que são deficientes”, diz ele, “estamos todos apenas procurando por comunidade”.

Andrew não pode fazer esta corrida sozinho. Enquanto seus treinadores e companheiros de equipe lhe dão conselhos, Rob Octavio, o timoneiro, observa de perto de um Pier, e com um controle remoto e um receptor na parte de trás da canoa de Andrew, Octavio pode mover o leme, tornando possível pilotar a canoa de longe.

Depois de contornar o último molhe, com o apoio dos amigos e companheiros de equipe, Andrew conseguiu finalizar a prova.

Em setembro, Andrew e o Projeto Makapo competirão na Catalina Crossing, uma corrida de barco de cinquenta quilômetros da Ilha Catalina até Newport Beach.

Para conhecer mais sobre o projeto MAKAPO, clique aqui!

Conheça mais sobre o Projeto de leme que Andrew usa em sua canoa:

Mark Baldwin explica mais sobre o projeto:

Atleta deficiente

A ideia de controlar um OC1 via controle remoto pairava na minha cabeça alguns anos atrás. Sendo um cara nerd e técnico, sempre pensei que era possível e poderia ajudar muito nossos remadores cegos a melhorar – assim como outros remadores fazem quando remam regularmente em um OC1. O principal problema é como uma pessoa que não pode ver navega com segurança em um OC1? Felizmente, no início deste ano, fui apresentado a Mark Baldwin, que está fazendo seu doutorado na UC Irvine e compartilhou minha ideia. Mark está pesquisando maneiras de tornar as coisas mais acessíveis para a comunidade cega, especialmente tecnologia. Ele era jogo. E assim começamos a desenvolver uma solução.

O que exatamente e como isso foi armado?

O sistema tem três componentes principais – uma tampa do leme modificada, o módulo servo e o transmissor.

A chave para o sistema é uma tampa do leme impressa em 3D que é modificada para adicionar uma forma de estrela à sua superfície superior. Isso atua como a interface entre o leme e o servo, bateria e fiação dentro de um módulo removível à prova d’água. O módulo é preso à canoa por uma única ventosa estilo GoPro. A direção é realizada usando um transmissor tipo pistola de carro RC padrão e usamos um barco de apoio para seguir o remador. Também usamos rádios bidirecionais para nos comunicarmos com o remador do barco de apoio.

Atleta deficiente
Sistema em teste

Mark fez um trabalho espetacular ao projetar esse sistema. É transferível de uma canoa para outra, desde que cada canoa tenha uma tampa do leme modificada. E preserva a capacidade do remador de dirigir a canoa por meio dos pedais no caso de perda de energia ou necessidade de cancelar o sistema. Atualmente, modificamos as tampas do leme de todos os 3 OC1s atualmente disponíveis na Puakea Designs. Estamos trabalhando em outras soluções para outros projetos de canoas.

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa