Segunda-feira, Dezembro 23, 2024

Apoio

InícioArte e MúsicaRemadas Sonoras - The Syster of Mercy

Remadas Sonoras – The Syster of Mercy

The Sisters of Mercy é uma banda britânica de rock fundada em Leeds, em 1980 por Andrew Eldritch (vocais) e Gary Marx (guitarra). A eles juntaram-se Ben Gunn (guitarra, substituído por Wayne Hussey, em 1983) e Craig Adams (baixo). Apesar de ter lançado apenas três LPs, The Sisters of Mercy tornou-se uma das mais influentes bandas da década de 1980. A origem do nome da banda vem de uma música de Leonard Cohen e de uma ordem religiosa de freiras católicas.

The Sisters of Mercy veio do movimento advindo do pós-punk e foi uma liderança no gênero rock gótico, em parte por seu primeiro álbum de estúdio, First and Last and Always, tendo alcançado amplo sucesso na Inglaterra e Estados Unidos. Desde os primórdios do grupo, tocando em bares e clubes de Leeds, a banda foi marcada por atrair uma legião de admiradores; o cantor Eldritch tem como principal traço uma voz de baixo-barítono profunda e sombria; as letras da banda tratam de temas comuns ao rock gótico. A banda também inovou ao usar uma máquina para executar a bateria/percussão, apelidada de Doktor Avalanche.

As dificuldades de relacionamento com Andrew Eldritch causaram a saída de muitos membros dos Sisters of Mercy, deixando-o como único integrante original. Em 1985 Gary Marx sai da banda e forma os Ghost Dance com a vocalista Anne-Marie Hurst; Wayne Hussey e Craig Adams formam a banda The Mission em 1986. Hoje, apenas Eldritch, Chris Catalyst e Ben Christo fazem parte dos Sisters of Mercy. Apesar de já não editarem trabalhos originais, eles continuam a fazer turnês. Em Junho de 2007 atuaram em Espanha, na Alemanha e na Bélgica.

Em 2009, durante sua turnê pela América do Sul, passaram pelo Brasil, com shows em Porto Alegre (dia 3 de junho, no Opinião) e em São Paulo (dia 6 de junho, Via Funchal).

HISTÓRIA

1980

Os freqüentadores do F-Club Andrew Eldritch (Andrew Taylor) e Gary Marx (Mark Pearman) se juntaram em Leeds, Inglaterra, para formar uma banda de rock e satisfazer seu desejo de tocar no rádio. Eldritch tocava guitarra e bateria, enquanto Marx tocava guitarra base e fazia os vocais. O nome foi influenciado pelo filme McCabe & Mrs Miller (1971) que trazia na trilha sonora a música “The Sisters of Mercy” de Leonard Cohen.

Durante esse período foi gravado o single “Damage Done/Watch/Home of the Hit-men”. Foram gravadas apenas 1000 cópias do disco de 3 músicas, apenas para poderem enviar para o programa de John Peel. O single foi lançado pelo Merciful Release, selo criado pelo próprio Eldritch para esse lançamento, e hoje em dia, é muito raro e procurado pelos seus fans.

Após 06 meses, Andrew Eldritch passou para os vocais, fixando a formação em: Gary Marx (guitarra), Craig Adams (baixo), ‘Doktor Avalanche’ (na época uma Boss dr55).

1985

O primeiro álbum completo foi lançado em março de 1985 sob o título de “First And Last And Always”, para muitos o melhor momento da banda até hoje, sendo a formação considerada clássica pelos fãs. Nesse álbum, Doktor Avalanche foi “encarnado” por uma Oberheim DMX, Wayne Hussey tornou-se co-compositor dos Sisters, assinando as músicas enquanto Eldritch continua a escrever todas as letras e se mantém como mentor do grupo. Na turnê de divulgação que se segue, ocorrem diversos fatos que marcariam a carreira da banda, e culminariam com a saída de Wayne Hussey e Craig Adams para formar o The Mission. O guitarrista e co-fundador Gary Marx se desentende com Eldritch e é o primeiro a abandonar o barco, mas a relação que estava em maior tensão era entre Hussey e Eldritch, pois as divergências pessoais e musicais estavam se tornando cada vez mais insuportáveis para ambos. Hussey por sua vez buscava cada vez mais espaço dentro da banda, chegando até mesmo a cantar. As composições feitas por Hussey para o próximo lançamento dos Sisters não agradaram a Eldritch, que sentiu definitivamente que as coisas não estavam seguindo o rumo esperado. A separação era inevitável.

1987

Acreditava-se que Eldritch havia morrido, pois não havia sequer uma notícia sobre ele ou a banda por muito tempo. Após muitas trocas de integrantes, nomes de bandas, a banda volta a gravar normalmente, tendo lançado a partir desse momento seus trabalhos de maior sucesso:

This Corrosion (álbum), 7° nas paradas da Grã-Bretanha e 1° nos EUA, tinha seus vídeos constantemente exibidos pela MTV

Floodland (álbum), o maior sucesso da carreira da banda

Dominion (single), que chegou em 13° na Grã-Bretanha

Lucretia My Reflection (single), antigindo 20°

1992

Fizeram uma regravação do seu trabalho “Temple of Love”, com a falecida cantora judia Ofra Haza, que os levou para 3° nas paradas inglesas. Seu último álbum, Some Girls Wander By Mistake, lançado em também 1992, antingindo 5°.

Nas excursões mais recentes, surgiram novas músicas como “Romeo Down”, “Summer, Will I Dream”, “We are the same Susanne”, que podem compor um novo lançamento. Mas, por enquanto, são apenas rumores.

Discografia

First and Last and Always (1985)

Floodland (1987)

Vision Thing (1990)

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa