Sexta-feira, Janeiro 10, 2025

Apoio

InícioStand Up PaddlePaddle Guide - Natal

Paddle Guide – Natal

Paddle Guide -Vou a Natal há muito tempo, e sempre fiquei encantado com a beleza e as condições do local.

Com a chegada do SUP no Nordeste, a maioria das cidades foram invadidas pelo esporte a remo, em natal não podia ser diferente. A Black Point Sup, uma das primeiras escolas de SUP de Natal, nos revela quais os melhores picos para a prática do SUP na cidade.

Confira:

Como está a evolução do SUP em Natal?

Paddle Guide - Natal
Visual do Morro do Careca

O Sup em Natal começou a crescer em 2012, quando surgiu a primeira escola de Sup em Ponta Negra. Rapidamente a “febre do sup” se espalhou não apenas entre moradores da cidade, senão também que virou atração turística, e agora já temos 8 escolas de SUP que se concentram nas proximidades do Morro do Careca, que, além de ser cartão postal da capital potiguar e do RN, também proporciona à Praia condições ideais para a prática do esporte, tanto para o iniciante quanto para quem quer se aventurar no supwave. Assim como o passeio de bugue, fazer um SUP em PN é uma atividade quase que “obrigatória” para quem está turistando, e a foto do supista com o Morro do careca como plano de fundo será com certeza uma das melhores lembranças da viagem.

Para o morador de Natal, o Sup oferece outra perspectiva da cidade. Muitos natalenses não costumavam frequentar PN, pois acreditava-se que era uma praia exclusiva para turistas. Essa visão mudou desde o aparecimento do SUP em Natal. O esporte permitiu que pessoas de todas as idades e profissões criassem um vínculo mais profundo com o mar. Pessoas que nunca imaginavam que iriam aprender qualquer esporte no mar, muito menos aprender a surfar, de repente estavam frequentando a praia 1,2,3 vezes na semana, ou até mesmo todos os dias, para praticar SUP. Hoje, Ponta Negra é a praia mais dinâmica de Natal, onde convivem pescadores nativos, com suas jangadas tradicionais, turistas brasileiros e estrangeiros, e natalenses apaixonados pela beleza de PN… e pelo Sup.

Paddle Guide - Natal

Qual as praias que oferecem melhores condições para a prática do Suprace aí em Natal?

Natal tem muitas lagoas em suas proximidades, como por exemplo a lagoa do Bonfim, ou a bela Lagoa Azul. Todas as lagoas são adequadas para a prática do sup e inclusive do suprace, e inclusive poderiam tranquilamente sediar um evento, por se tratar de lagoas muito extensas.

Porém, se tratando de praias, Ponta Negra é com certeza a praia ideal para iniciar uma remada de Sup Race.

Downwinds são muito populares na capital. Cabe ao gosto do remador, decidir se vai de race ou fun. Uma boa pedida, para os remadores mais experientes, é a travessia Ponta Negra- forte dos Reis Magos. Esse downwind inicia no Morro do Careca, e finaliza no Rio Potengi, com uma visão privilegiada da Ponte Newton Navarro.

Alguns supistas de Natal aproveitam as travessias para fazer SUP-FISHING. A vida marinha é exuberante no local. Adaptando a vara de pesca à prancha, é possível pescar enquanto se pratica Sup. Com essa técnica, a depender da isca, dá para pegar Serra, agulhão, bicuda, galo, cavala na costa de Natal.

Qual a faixa etária das pessoas que procuram a escola para as aulas?

Pessoas de todas as idades são iniciadas ao esporte na praia de Ponta Negra. É comum ver pais e filhos remando juntos. Às vezes, se a criança for muito pequena para remar sozinha, vai acompanhando o pai ou a mãe, na mesma prancha. 

No caso de pessoas mais idosas, se não houverem restrições físicas, não há limite de idade. Importante é analisar as condições do mar, e escolher dias de águas bem tranquilas para a primeira experiência com o SUP.

Sabemos que o Rio Grande do Norte é exuberante em belezas, fale um pouco dos principais picos da região.

Paddle Guide - Natal

Natal, além de ter uma das praias mais belas do Brasil, está rodeada de praias de beleza surreal, como Genipabu, ao norte de Natal, ou Bahia Formosa, Sagi e Madeiro (Pipa), ao sul.

Além das praias, é possível remar nas incontáveis lagoas de água cristalina da região. Destaque para a lagoa de Guaraíra, em Tibau do Sul! Também temos vários rios, amplos ou mais estreitos, onde são realizadas excursões periódicas. Os supistas de Natal também aproveitam os rios e gamboas dos arredores, para explorar excursões oferecem paisagens inesquecíveis, é ainda oferecem a possibilidade de comer ostras frescas durante o percurso.

Qual os melhores picos para a prática do Supwave?

Paddle Guide - Natal

A região de Natal oferece ondas para todos os níveis e todos os gostos. 

A praia ideal para aprender Supwave é, sem dúvidas, Ponta Negra, que oferece ondas suaves, extensas na maré vazia, e com boa formação.

A medida que o praticante vai ganhando experiência, pode se aventurar nas ondas do Manary, posto B, ou praia de Miami. Para que quer um pouco mais de adrenalina, tem a praia de Tabatinga, que fica a 15 minutos de carro de Ponta Negra.

Outros picos: Genipabu, Tourinhos, Madeiro, Praia do Amor, Baía Formosa.

Qual tipo de pranchas vocês usam para a iniciação dos alunos?

Para iniciação dos alunos usamos pranchas com boa flutuação e estabilidade. Isso está diretamente relacionado com o peso do aluno, pois uma prancha de 140 litros pode ser estável para uma criança de 50 quilos, porém um iniciante de 90 quilos não conseguiria ficar em pé em uma prancha com a mesma litragem. A Black Point Sup, uma das primeiras escolas de SUP de Natal, possui apenas pranchas top de linha em sua frota: Starboard e Naish de vários tamanhos e shapes diferenciados. As pranchas da frota variam de 230 litros a 110 litros.

Quantos novos remadores vocês já formaram até agora?

A Black Point Sup, em 6 anos de trabalho, já firmou milhares de remadores. Uma média de 3 remadores por dia, 1 mil remadores por ano.

Os iniciados, após a primeira aula, já adquirem a base técnica e conhecimento de segurança necessários para terem uma certa autonomia. Porém a experiência vem com a prática.

Qual a dica para os que forem a passeio a Natal?

A dica para quem vem a Natal é: não deixe de remar em Ponta Negra, principalmente no horário do pôr do sol.

Quem veio para Natal, mas não remou no Morro do Careca, não conheceu o que natal tem de melhor.

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa